
Para quem concorre a um lugar na universidade este não foi apenas mais um ano, e sim "o ano do vestibular". E, como em todo final de ciclo, é importante olhar para trás e fazer uma retrospectiva de tudo o que rolou de mais importante desde janeiro. Na última edição de 2010 do Vestibular da Gazeta do Povo, a repórter Bruna Bill relembra as confusões do Exame Nacional do Ensino Médio, as mudanças que ocorreram na seleção da UFPR e as novidades trazidas pelo caderno ao longo do ano
Sisu UFPR altera forma de selecionar alunos
O processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve algumas novidades este ano e o Vestibular acompanhou todas de perto, para que você ficasse por dentro das mudanças e se preparasse para conquistar a sua vaga.
No final do primeiro semestre, a UFPR anunciou que, pela primeira vez, iria aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Do total de vagas oferecidas, 10% foram reservadas para o Sisu, que leva em conta apenas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com esta mudança, o vestibular tradicional passou a selecionar candidatos para 5.016 vagas; outras 524 ficaram para o sistema do MEC.
Segundo o reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho, é importante participar das ações do governo federal, mas mudanças maiores devem acontecer aos poucos. "Nossa posição é de cautela; ofertaremos apenas 10% para que possamos verificar o perfil dos alunos que entrarão na universidade", disse em junho, durante entrevista ao Vestibular.
Apenas os cursos que têm provas de habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) e os que apresentam processo seletivo estendido (Estatística, Matemática e Matemática Industrial) não tiveram vagas reservadas para o sistema. A mudança representa uma segunda chance, além do processo seletivo tradicional, para quem deseja estudar na Federal. A expectativa é que o resultado da segunda fase do vestibular seja divulgado até o dia 14 de janeiro e as inscrições para o sistema do MEC comecem no dia 21.
Vestibular tradicional
Assim como em 2009, o Enem será usado este ano na composição final da nota dos candidatos que fizeram o vestibular tradicional: o desempenho nas provas objetivas do exame valerá 10% da pontuação total dos estudantes. O Enem também será o terceiro critério de desempate dos candidatos, desde que todos os estudantes com notas idênticas tenham fornecido os dados do exame.
Provas amarelas
Mais problemas com o Enem
Em 2010 a expectativa em cima do Enem foi grande. No início do ano, o governo federal abriu as inscrições para a primeira edição do Sisu, que classificou os estudantes exclusivamente pelas notas do exame de 2009. Em todo o país, 51 universidades públicas e institutos federais aderiram ao processo seletivo.
As atenções deste ano também se voltaram para a organização e a aplicação do Enem 2010, e a expectativa era que os erros do passado não se repetissem. Novamente, entretanto, o exame apresentou problemas e muitos estudantes foram prejudicados.
As provas deste ano foram realizadas em 6 e 7 de novembro. Logo no primeiro dia, o cartão-resposta, onde os alunos deveriam assinalar as alternativas corretas, apresentava os cabeçalhos invertidos: as questões de Ciências Humanas estavam identificadas erroneamente como de Ciências da Natureza. Os fiscais deveriam orientar os alunos a preencherem o cartão na ordem em que apareciam no caderno de provas, mas nem todos os candidatos receberam as instruções corretas e a dúvida foi geral.
Um problema ainda maior aconteceu. Milhares de estudantes receberam cadernos de provas da cor amarela com erros de impressão e encadernação. O exame apresentava várias questões repetidas, enquanto outras estavam faltando. Depois de muita reclamação, a Justiça Federal do Ceará aceitou o pedido do Ministério Público Federal do estado e suspendeu o Enem e a divulgação dos gabaritos por quatro dias.
Após a liminar ser derrubada, os alunos que haviam sido prejudicados pela falha no cartão-resposta puderam solicitar a correção invertida do gabarito. Para quem teve problemas com o caderno amarelo, as dúvidas continuaram até o dia 23 de novembro, quando o MEC anunciou que aplicaria um novo exame, em 15 de dezembro.
Os candidatos prejudicados foram convocados a refazer as provas de Ciências Humanas e da Natureza depois da análise das atas dos locais de prova. Inicialmente o MEC acreditava que menos de 3 mil alunos precisariam fazer o exame, mas o número total de estudantes passou de 9,5 mil.
Específicas
Avaliação antecipada para o curso de Música
Para os candidatos que buscam uma vaga nos cursos de licenciatura em Educação Musical ou bacharelado em Produção Sonora da UFPR, o vestibular começou antes das provas da primeira fase. Já em outubro eles foram avaliados com testes eliminatórios de habilidade específica. Até o ano passado, essa avaliação era realizada junto com a segunda fase e tinha caráter classificatório. Eram eliminados apenas os candidatos que zerassem na prova.
"Existia uma variação muito grande no perfil dos alunos que entravam. E o curso exige que a pessoa tenha uma formação básica mínima, senão terá muita dificuldade de acompanhar a graduação", explicou na época o coordenador do curso de Música da UFPR, Hugo Souza Melo. Os candidatos responderam a 10 questões discursivas sobre teoria musical, percepção e história da música. Quem teve nota inferior a 60 pontos foi reprovado na prova de habilidade específica e precisou escolher uma segunda opção de curso para continuar no processo seletivo. Dos 152 candidatos que fizeram a prova, 84 passaram.
Também ocorreram alterações nas provas específicas da segunda fase para o curso de Medicina, que passou a cobrar questões de Biologia em vez de Filosofia. Além disso, os candidatos de Engenharia Cartográfica, que até o ano passado não resolviam prova específica, tiveram de fazer exame de Matemática.
Dentro de casa
Também mudamos
Outra novidade foi que desde maio o Vestibular deixou de ser voltado apenas para os alunos que estão se preparando para entrar na universidade. Os desafios dos estudantes que estão no ensino superior também passaram a fazer parte das nossas reportagens e ganharam um espaço exclusivo, a seção Vida Universitária. A distância da família e o medo de apresentar trabalhos diante da turma foram alguns dos temas trabalhados nas matérias.
Este ano a equipe do Vestibular também deu atenção redobrada ao site, o que permitiu acompanhar as principais notícias em tempo real. Durante a realização das provas dos principais vestibulares de Curitiba, estivemos nas ruas conversando com candidatos, familiares, amigos e professores, comentando o andamento das provas e fazendo uma análise dos exames para ninguém perder nenhuma informação. Nossa presença mais forte na internet também foi reforçada pela participação dos vestibulandos. Ao longo de todo o ano, recebemos centenas de comentários, e-mails e mensagens no Twitter, com dúvidas e sugestões que nos ajudaram a melhorar nossa cobertura.
Diário do Vestiba
Roberson Lucas Popadiuk, 17 anos; Yasmim Rayani Kubaski, 17 anos; e Thiago Dolberth, 21 anos, foram os estudantes que compartilharam suas experiências durante o ano para o blog Diário do Vestiba. Eles contaram como é conciliar estudos e vida pessoal e escreveram sobre o nervosismo com as provas e os resultados. "Foi muito legal escrever para o blog e compartilhar as coisas que aconteceram comigo este ano. Acabava falando também da vida pessoal como uma forma de aliviar a tensão do vestibular", afirma Roberson.
Para Thiago, a troca com o público foi uma das experiências mais legais que o blog proporcionou. "Os leitores me mandavam perguntas, sugestões e dicas. Essa interação foi muito legal e me ajudou muito a escrever", conta. Yasmin também aproveitou o contato que teve com outros vestibulandos por meio do blog. "Conversei com outras pessoas e foi ótimo perceber que eu não estava sozinha nessa ansiedade de vestibular", explica. Ela agora está ocupada com os preparativos para sua formatura do ensino médio. "Vou tentar continuar escrevendo, foi uma experiência muito legal", afirma.
Os três passaram na primeira fase da UFPR e aguardam o resultado final. Roberson é vestibulando de Farmácia. Yasmim e Thiago disputam uma vaga em Direito.
Cai na Prova
Exames trouxeram temas da atualidade
As provas dos vestibulares estão a cada ano mais voltadas para a contextualização dos conteúdos escolares, e não mais para a simples memorização. Por isso, um dos objetivos do Vestibular na seção Cai na Prova é ajudar os estudantes a estabelecerem relações entre o que sai na imprensa e os conceitos teóricos das disciplinas. Algumas das nossas apostas apareceram nas provas deste ano e isso demonstra como fazer essas conexões é importante para se dar bem no vestibular.
Um assunto que esteve presente nas páginas do caderno e nos processos seletivos foi o derramamento de petróleo ocorrido no início do ano no Golfo do México, nos Estados Unidos. Na prova da primeira fase da UFPR, o tema apareceu em dois exercícios, um de Física e outro de Química. As questões abordaram conceitos como densidade, pressão e a composição do petróleo. No Enem, um derramamento de petróleo ocorrido em 2000 no Rio de Janeiro estava numa questão que abordava as consequências da poluição ambiental.
Nos testes de Ciências da Natureza do Enem outro tema importante abordado pela nossa reportagem foi cobrado: a diferença entre soro, vacina e antibióticos. Meio ambiente também foi um assunto recorrente. Várias questões apareceram tanto no Enem quanto na UFPR, abordando temas relacionados à sustentabilidade, preservação ambiental e a problemas como excesso de lixo, efeito estufa e poluição.



