Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enem 2010

UNE comemora decisão da Justiça de liberar Enem

Entidade defende novo exame para todos que se sentiram prejudicados. Cerca de 1.250 estudantes já reclamaram à UNE sobre Enem

A União Nacional dos Estudantes (UNE) comemorou nesta sexta-feira (12) a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região de derrubar a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, a entidade espera, agora, que a Justiça Federal do Ceará entenda que não faz sentido anular o exame. Um pedido de anulação feito pelo Ministério Público Federal do estado na quarta-feira (10) segue sob análise da Justiça. "A anulação prejudicaria a maioria dos estudantes, que fez o exame e deve ter a nota validada", afirmou Chagas.

O exame foi aplicado no último fim de semana a 3,3 milhões de estudantes. No sábado (6), participantes reclamaram de erros na impressão da folha de respostas e da prova amarela.

Segundo a UNE, até o final de quinta-feira (11), cerca de 1.250 estudantes haviam feito contato com a entidade para reclamar de problemas no Enem. A maioria das reclamações diz respeito à inversão dos cabeçalhos do gabarito, as outras dizem respeito aos problemas na prova amarela. Outros estudantes dizem que foram prejudicados pelo tumulto.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, se reuniu nesta quinta-feira com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes de Secundaristas (UBES) para conversar sobre os problemas no exame. Segundo Chagas, o ministro pediu desculpas aos estudantes pelos problemas com o exame, e se comprometeu a fazer uma retratação pública.

As entidades exigiram do ministro que fiquem claros quais os critérios para avaliar se um estudante vai poder ou não refazer a prova. Uma nova reunião entre as entidades e o MEC deve ocorrer na próxima semana, segundo a UNE.

Segundo a entidade, estudante que se sentiram prejudicados podem entrar em contato com a UNE pelo e-mail enem2010@une.org.br ou pelo telefone (11) 2771-0792.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.