• Carregando...
Auxílio Brasil
Incremento de R$ 200 no Auxílio Brasil representa a maior fatia do total a ser pago em benefícios temporários.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A pesquisa divulgada pelo PoderData nesta quarta-feira (17) mostrou que as intenções de voto entre os beneficiários do Auxílio Brasil cresceram para o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas duas últimas semanas.

O levantamento do PoderData divulgado em 4 de agosto apresentou Bolsonaro com 25% das intenções de voto nesta faixa do eleitoral. O indicador subiu para 39% na pesquisa lançada nesta quarta.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguiu na liderança entre os beneficiários do Auxílio Brasil entrevistados para a pesquisa, mas registrou queda de 58% para 47% entre os dois levantamentos.

Dessa forma, a vantagem de Lula para Bolsonaro entre esse público caiu de 33% para 8% nos últimos 13 dias. A margem de erro desse indicador na pesquisa PoderData é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os demais candidatos, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi citado por 6% desses eleitores, a senadora Simone Tebet (MDB) por 3% e o ex-deputado federal José Maria Eymael (DC) por 1%.

Bolsonaro e Lula entre evangélicos e católicos

A pesquisa do PoderData também avaliou a preferência de voto entre eleitores católicos e evangélicos. A margem de erro para os evangélicos é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, enquanto para os católicos é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento divulgado em 4 de agosto, Bolsonaro registrou 62% das intenções de voto entre os eleitores evangélicos e 13 dias depois o percentual do presidente caiu para 52%. Já Lula registrou alta de 22% para 31% nesse período. A diferença entre os candidatos passou de 40 pontos para 21 em 13 dias.

Já entre os eleitores católicos, Lula registrou alta de 1 ponto, passando de 50% para 51% entre os dois levantamentos. Bolsonaro também apresentou alta no período, saindo de 26% para 31%. Dessa forma, o presidente reduziu a diferença dentro desse público de 24% para 20% no período.

Metodologia da pesquisa

O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3,5 mil eleitores em 331 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 14 e 16 de agosto de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro para os resultados gerais é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02548/2022. As margens de erro para os recortes do eleitorado são: beneficiários do Auxílio Brasil, 3,4 pontos; evangélicos, 3,1 pontos; e católicos, 2,5 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]