• Carregando...
Pablo Marçal disse que vai "lutar" pela candidatura
Pablo Marçal é candidato a presidente.| Foto: Reprodução/Facebook Pablo Marçal

O empresário e coach Pablo Marçal lançou sua campanha eleitoral à Presidência da República nesta terça-feira (16), mesmo após o seu partido, o Pros, decidir pela revogação da candidatura dele em apoio à chapa Lula-Alckmin (PT-PSB). Em meio a uma disputa de poder na agremiação que se arrasta desde o final de julho, ele decidiu seguir na eleição mesmo com a possibilidade de ter o registro suspenso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até o final da tarde desta terça, a chapa dele e da vice, Fátima Pérola Negra, continuava constando no sistema do TSE, mas na mesma coligação de Luiz Inácio Lula da Silva – “Brasil da Esperança”, com PT, PSB, PC do B, PV, Solidariedade, Psol, Rede, Agir, Avante e o próprio Pros. O tribunal tem até o dia 12 de setembro para julgar se mantém a candidatura ou não.

Marçal foi escolhido como candidato do Pros à Presidência no final do mês de julho, mas o presidente do partido, Eurípedes Junior, começou uma negociação com a coordenação da chapa do ex-presidente dias depois, o que criou uma crise interna. Em apenas uma semana, o partido mudou de presidente duas vezes após decisões judiciais entre Eurípedes e outro correligionário, Marcus Holanda, até que o primeiro voltou ao cargo na semana passada, referendado pelo pleno do TSE.

Em entrevista coletiva nesta terça, Marçal afirmou que vai seguir na disputa mesmo com esse registro duplo, e que a candidatura só será encerrada quando o TSE julgar.

“Eu não vou retroceder, já me procuraram para renunciar, para evitar problema judicial, mas eu entendo isso como um golpe antidemocrático e não tem como. Estou envolvido nisso há sete meses, e vou até o final dessa eleição, não aceito negociar em relação a isso”, disse.

Marçal disse que recorrerá a quantas instâncias for preciso por entender que a candidatura cumpre todas as exigências legais impostas pela legislação brasileira.

Ele voltou a reiterar que a convenção realizada pelo Pros, que decidiu pela revogação da candidatura dele, foi ilegal e sem cumprir as normas do estatuto do partido. “Em matéria de direito é impossível tirar a minha candidatura, talvez política não. Não apoio Luiz Inácio Lula da Silva, não vou apoiar e vou manifestar todos os dias se for preciso”, completou.

O candidato diz, ainda, que pretende visitar 200 cidades brasileiras durante a campanha eleitoral para apresentar o programa de governo. Logo mais, às 20h, Pablo Marçal faz uma live no YouTube para apresentar o plano de governo e contar como será sua campanha à Presidência.

Plano de governo de Marçal

Em um extenso plano com 108 páginas (link para PDF), Pablo Marçal afirma que fará o país crescer o equivalente a 40 anos em apenas uma gestão – sem reeleição.

São 90 diretrizes divididas em três blocos que ele intitula de "VEM": Virtualização, com o emprego de alta tecnologia; Empresarização, com a cultura do empreendedorismo desde a educação básica até o ensino superior; e Mudança de mentalidade, com a reestruturação da educação e implementação de princípios nacionais.

O programa de governo de Pablo Marçal prega um incremento nas parcerias público-privadas principalmente para o desenvolvimento da região Norte do país; melhorias nos sistemas de transporte; ampliação do escoamento da produção; maior captação, distribuição e utilização da matriz energética, entre outros. Ele afirma que isso “resultará na criação de milhares de empregos e impulsionará a nossa economia”.

Gestão

Entre as propostas, o candidato vai criar o Portal de Melhores Práticas (PMP), para publicizar, reconhecer e recompensar ideias, ações, projetos e práticas que se destacarem nos setores públicos e privados; além da recriação dos ministérios do Esporte e da Cultura, para melhor direcionar as políticas públicas nestas áreas; reuniões bimestrais do Conselho da República “formado por 33 notáveis”; e o aperfeiçoamento do cadastro único, que ele chama de Banco de Dados Nacional, para integrar dados de segurança pública, saúde e educação nas três esferas de governo.

Segurança

Serão estabelecidas parcerias público-privadas para empresas se instalarem dentro das unidades prisionais a fim de capacitar ou profissionalizar os detentos; implantação de um programa nacional de combate ao furto e ao roubo de veículos e celulares; implementar um sistema de alerta de risco para elaborar políticas públicas de redução de crimes violentos; reformulação do código penal para dificultar a progressão de pena para infratores que cometem crimes violentos ou ligados ao crime organizado, entre outros.

Economia

Uma das propostas é a de manutenção do tripé econômico para a condução da política econômica, com câmbio flutuante, responsabilidade fiscal e metas de inflação; a implantação de um imposto único em substituição a 11 tributos federais; um ministério específico para a criação de empresas e empregos; a renegociação as dívidas de pessoas físicas e jurídicas com restrições nos órgãos de consulta de crédito; o incentivo às startups, entre outros.

Políticas de estado

O candidato afirma que vai promover uma “desestatização das empresas que dão prejuízos ao povo brasileiro”; desburocratizar licenças, controle e fiscalização de áreas de conservação; finalizar mais de 20 mil obras públicas federais inacabadas; investir fortemente no turismo, com maior abertura internacional, investimento em infraestrutura e auxílio comercial em geral, etc.

Educação

Estabelecimento de um plano de carreira de professores até alcançar o teto do funcionalismo público; aumentar o financiamento para intercâmbio de estudantes brasileiros e estrangeiros; implantação de políticas públicas de acesso ao ensino superior; incentivar e distribuir bolsas CAPES e CNPq destinadas aos cursos de engenharia, ciências naturais, matemática e tecnologia de informática e comunicação, entre outras propostas.

Saúde

Implantação do programa Pró-Saúde, com um sistema informatizado para a marcação de exames e atendimentos de baixa e média complexidade com a telemedicina; integração dos sistemas entre estados e municípios; e criação de polos tecnológicos de saúde, para evitar longos deslocamentos de pacientes.

Energia

Pablo Marçal propõe o uso da alta tecnologia para diversos fins de geração de energia, como produção a partir de resíduos, usinas solares e eólicas, usinas de dessalinização de água, entre outras.

Transporte

Ampliação e inovação dos sistemas metroviário, ferroviário, hidroviário e aéreo, com integração regional e transfronteiriça, buscando menor custo para o transporte de passageiros e de cargas.

Há, ainda, propostas regionalizadas de acordo com as realidades locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]