• Carregando...

Roberto Jefferson é o ex-candidato do PTB à Presidência do República. O ex-deputado federal teve como foco de campanha a defesa da economia liberal e com valores conservadores à sociedade, mas sua candidatura foi impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a impugnação, o PTB definiu o então vice, o padre ortodoxo Kelmon Luís da Silva Souza, como cabeça de chapa.

Jefferson não se colocava como um candidato opositor ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e diz que pretendia encontrar votos em alguns nichos do eleitorado de direita, o que segundo o candidato evitaria uma maior abstenção eleitoral – fator que, segundo analistas, poderia influenciar na definição da eleição no primeiro turno.

“O candidato de direita é desconstruído pela ação intensa de uma fauna de candidatos da oposição que se alterna em ataques e reunifica eleitores desgarrados de seu bloco esquerdista. Sou fã das ideias de Bolsonaro. Ele defende os mesmos valores e bandeiras do nosso PTB", declarou o ex-deputado em carta.

Jefferson atualmente está em prisão domiciliar, por decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-deputado é acusado de participar de uma milícia digital que realizou ataques contra instituições democráticas.

Outro aspecto que influenciou na decisão foi a Lei da Ficha Limpa. Em 2012, Jefferson foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão no processo do Mensalão – esquema de corrupção em que o petebista foi o principal delator e que consistia no pagamento de propina a parlamentares para que as votações no Congresso Nacional seguissem os rumos desejados pelo Governo Federal, na época presidido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Jefferson recebeu indulto do ministro do STF Luis Roberto Barroso, mas a Lei da Ficha Limpa estabelece um período de oito anos de inelegibilidade aos políticos condenados. Para o ex-deputado esse impedimento se encerra apenas em 2024.

A carreira política de Jefferson começou na década de 1970, quando se filiou ao MDB em 1971, permanecendo na legenda até 1980 para se juntar ao PP e posteriormente ao PTB, partido em que continua até os dias atuais. Naquele mesmo ano, iniciou carreira na televisão em veículos como a Rede Tupi e a TVS (atual SBT), como apresentador de programas populares, como O Povo na TV.

A notoriedade alçou Jefferson como político e, em 1982, ele foi eleito deputado federal. O parlamentar foi reeleito para cinco mandatos consecutivos, deixando a Câmara dos Deputados em 2005, após ser cassado pela Casa durante o processo do Mensalão.

Ficha do candidato

  • Nome: Roberto Jefferson
  • Vice: Kelmon Souza (PTB)
  • Partido: PTB
  • Idade: 69 anos
  • Data de nascimento: 14/06/1953
  • Ocupação: Advogado
  • Grau de Instrução: Superior completo
  • Estado Civil: Casado
  • Município de nascimento: Petrópolis/RJ
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]