• Carregando...
Cidadania Simone Tebet Lula
Simone Tebet (centro) e Mara Gabrilli, sua vice, cobraram de Roberto Freire (direita) uma posição para o segundo turno, que será para o ex-presidente Lula.| Foto: divulgação/campanha MDB

O Cidadania oficializou nesta terça (4) o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. O partido fez parte da coligação que lançou Simone Tebet (MDB) à Presidência da República – ela terminou a apuração em terceiro lugar com 4,16% (3.915.423 votos).

Em uma sequência de postagens no Twitter, Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, disse que o partido decidiu pelo apoio “diante dos riscos de escalada autoritária de um segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL)”. A legenda avalia que o presidente representa “valores contrários aos seus princípios democráticos e republicanos, ao respeito às diferenças e aos direitos humanos, à defesa da ciência e da vida”.

Cita, ainda, o “desprezo às minorias”, a condução de medidas de combate à pandemia da Covid-19 que resultaram em “centenas de milhares de mortos”, os ataques à imprensa e a jornalistas, entre outros motivos, e encerra dizendo que “é preciso derrotar Bolsonaro democraticamente”.

A decisão desta terça (4) confirma o pedido feito por Freire na segunda (3) à executiva nacional do partido. Em uma mensagem publicada no site da legenda, o presidente elogiou o desempenho de Simone Tebet no primeiro turno e pediu o apoio dos correligionários a Lula.

Tebet quer uma decisão rápida dos partidos

A legenda é a primeira da coligação de Tebet a oficializar o apoio ao ex-presidente Lula neste segundo turno. Ainda faltam o MDB, da própria candidata, o Podemos e o PSDB, que devem anunciar suas decisões até quarta (5).

Logo após a apuração, Simone Tebet disse que já tinha sua posição para o segundo turno, mas que só iria se pronunciar após os seus partidos. Ela cobrou dos presidentes uma decisão rápida sobre os caminhos a seguir na eleição presidencial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]