• Carregando...
Ciro Gomes anuncia vice-prefeita de Salvador como candidata a vice-presidente
Ana Paula Matos (PDT) será a candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes| Foto: Keiny Andrade - PDT

Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador (BA), será a candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT) nas eleições deste ano. O anúncio foi feito pelo PDT no final da manhã desta sexta (5), data-limite para os partidos realizarem as suas convenções.

Ciro estava postergando o anúncio do nome para vice desde que teve a candidatura oficializada, em julho, para conseguir mais partidos para uma coligação. Ele chegou a ter conversas com o PSD e o União Brasil, além da Rede – em uma ocasião, disse que sua “vice dos sonhos” era Marina Silva (Rede).

No entanto, como as negociações não avançaram Ciro decidiu ir para a disputa presidencial com uma chapa “puro sangue”. O presidenciável chegou a ventilar nesta quinta (4) outros nomes para o cargo, como a deputada estadual do Rio de Janeiro, Martha Rocha; a reitora da Universidade de São Paulo, Suely Vilela; e a vice-prefeita do Recife, Isabella Roldão.

Em uma coletiva de imprensa no começo da tarde, Ciro Gomes enalteceu a escolha de Ana Paula Matos e afirmou que a baiana será responsável por coordenar seu programa de governo.

“Escolhemos a Ana Paula com o maior entusiasmo por um conjunto de valores e virtudes, como atributos pessoais de ser uma mulher negra, de origem humilde, que fez a sua luta contra todos os estigmas, um ato de vitórias sucessivas. Ela vai circular o país representando uma enorme fidelidade, e especialmente de fazer um governo feminino”, disse.

Ele contou, ainda, que tinha outras seis mulheres dentro do partido com potencial de escolha, cada uma com um atributo diferente para somar à campanha, mas que Ana Paula congregava todos eles. “O PDT é um partido de grandes mulheres. Vamos apresentar ao Brasil um projeto de desenvolvimento econômico e social. A sustentabilidade é ambiental e social num país com tanta potencialidade, mas que tem tantas desigualdades sociais”, disse.

Carlos Lupi, presidente do PDT, minimizou a chapa isolada do partido para concorrer à eleição, e afirmou que “o simbolismo da [escolha de] Ana é muito mais que o valor financeiro, é a fotografia que faltava para enquadrar a chapa como vitoriosa”.

Quem é Ana Paula Matos

A vice-prefeita de Salvador é formada em administração de empresas e direito, pós-graduada em finanças corporativas e servidora concursada da Petrobras. Já passou por vários cargos políticos desde 2013, na gestão do então prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto. Ela compôs a chapa de Bruno Reis (União Brasil), atual prefeito da capital baiana, na eleição de 2020.

Apesar de ser um nome pouco conhecido no restante do país, Ana Paula Matos afirmou que isso não será um impeditivo para levar a chapa à vitória no segundo turno. “O Brasil vai ter a oportunidade de me conhecer, e eu vou ter a oportunidade de mostrar o meu amor e a minha vocação. Na minha terra, o povo me conhece com muito amor e muito respeito”, diz.

O que diz o partido

Veja a nota completa enviada pelo PDT sobre a escolha de Ana Paula Matos como vice de Ciro Gomes na disputa presidencial deste ano:

PDT anuncia Ana Paula Matos como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes

Em coletiva na tarde desta sexta-feira, dia 05/08, em Brasília, Ciro Gomes apresenta a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos (PDT), como sua companheira de chapa na corrida presidencial. Com grande experiência na gestão pública, ela contribuirá com a coordenação do plano de governo e terá papel fundamental na defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração, Ana Paula, 44 anos, é servidora concursada da Petrobras. Iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora geral de Educação, em 2013. Na sequência, Ana Paula foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do instituto de previdência municipal, secretária das Prefeituras-Bairro, secretária de Promoção Social e combate à pobreza, e secretária de Governo de Salvador. Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador em chapa com Bruno Reis (DEM).

Ana Paula, nascida em Salvador, tem atuação forte na área social e de combate à pobreza, compreendendo a importância da luta para acabar com a miséria no Brasil. Negra, tem lutado contra o racismo e defendido políticas afirmativas. Eleita, será a primeira mulher negra à ocupar o cargo no Brasil.

Perfil

Professora, formada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1998) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001), é pós-graduada em Finanças Corporativas pela Unifacs (2000) e mestre em

Administração, pela Universidade Federal da Bahia (2002). É servidora, concursada pela Petrobras, casada com Vinícius desde 2006, filha da professora Sandra Matos e do médico Paulo Matos.

Na Prefeitura de Salvador já atua desde 2013, no primeiro ano da gestão do, a época, prefeito ACM Neto. Iniciou a trajetória profissional no município como diretora geral de suporte à educação, na Secretaria de Educação, onde foi responsável pela convocação de mais de 1.000 professores e pelo Plano de

Carreira da categoria

Em 2015, foi convidada para assumir a subsecretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, pasta que tinha como titular o atual prefeito de Salvador Bruno Reis. Com pouco mais de um mês no cargo, juntos, passaram pelos desafios das fortes chuvas de 2015, que foram um marco para a evolução das políticas públicas de assistência social na capital soteropolitana. Quando Bruno Reis deixou a Secretaria de Promoção Social para ser candidato a vice-prefeito de Salvador, Ana Paula Matos foi conduzida para a titularidade da então Semps (Hoje - Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer).

Em 2017, assumiu a chefia de Gabinete do vice-prefeito de Salvador. No mesmo ano se tornou secretária Municipal das Prefeituras-bairro e conduziu o exitoso processo de descentralização da administração municipal. Em julho 2019 reassumiu a Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]