• Carregando...
Regras debates Globo estados
Saiba na Gazeta do Povo quais as regras dos debates da Globo nos 12 estados em que a disputa para governador foi para o segundo turno.| Foto: Guilherme Schiavinato/divulgação TV Globo

A TV Globo e afiliadas realizam o último debate com candidatos a governador deste segundo turno em 12 estados, nesta quinta-feira (27), um dia antes do encontro presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A transmissão começa às 22 horas.

As últimas regras e dinâmicas dos debates foram definidas ao longo desta semana entre representantes dos partidos e as direções das emissoras, com um formato uniforme de confrontos que dará mais autonomia para os próprios candidatos administrarem seus tempos de perguntas e respostas.

Veja abaixo, por ordem alfabética, quais são os estados e candidatos a governador que foram para o segundo turno:

Alagoas
Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União Brasil).

Amazonas
Eduardo Braga (MDB) x Wilson Lima (União Brasil).

Bahia
ACM Neto (União Brasil) x Jerônimo Rodrigues (PT).

Espírito Santo
Carlos Manato (PL) x Renato Casagrande (PSB).

Mato Grosso do Sul
Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB).

Paraíba
João Azevedo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB).

Pernambuco
Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB).

Rio Grande do Sul
Eduardo Leite (PSDB) x Onyx Lorenzoni (PL).

Rondônia
Coronel Marcos Rocha (União Brasil) x Marcos Rogério (PL).

Santa Catarina
Décio Lima (PT) x Jorginho Mello (PL).

São Paulo
Fernando Haddad (PT) x Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Sergipe
Fábio Mitidieri (PSD) x Rogério Carvalho (PT).

Quais são as regras dos debates da Globo nos estados

O debate terá quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados. A duração do programa será de aproximadamente duas horas, entre apresentações dos candidatos, explicações das regras pelos mediadores, confrontos e intervalos comerciais.

Primeiro bloco – 30 minutos de debate com tema livre. Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

Segundo bloco – 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá direito a escolher um tema que foi definido pelos departamentos de jornalismo da TV Globo e afiliadas. Neste bloco, os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas.

Terceiro bloco – mais 30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas.

Quarto bloco – mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, os candidatos também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.

A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio e será divulgada a cada bloco do debate.

Direito de resposta – o candidato que sofrer uma ofensa pessoal do adversário pode pedir direito de resposta. A solicitação deve ser feita em silêncio, com o presidenciável levantando a mão para o mediador. A produção do debate irá analisar o pedido e, caso seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.

Eventual ausência – em caso de não comparecimento de um dos candidatos, será realizada uma entrevista de 30 minutos com aquele que decidir participar. Segundo a TV Globo e afiliadas, os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado e aparecerão no telão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]