• Carregando...
“O segundo ato de Lula” foi o título da entrevista da revista Time com Lula em maio de 2022
“O segundo ato de Lula” foi o título da entrevista da revista Time com Lula em maio de 2022| Foto: Reprodução/Twitter

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República pelo PT, foi incluído pelo governo ucraniano em uma lista de “oradores que promovem narrativas consonantes com a propaganda russa”. Ele é o único brasileiro que integra o relatório feito pelo Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia. Ao todo, Kiev citou frases de 78 pessoas de vários países.

A publicação atribui duas narrativas pró-Russia ao petista: "A Rússia deve LIDERAR a Nova Ordem Mundial” e “ Zelensky é o culpado pela guerra assim como Putin”. O governo ucraniano não especificou quando nem em que contextos as frases teriam sido ditas. Não há registro de quando a primeira declaração teria sido feita por Lula.

Sobre a segunda, a declaração foi dada pelo petista em maio de 2022 à revista americana Time. O ex-presidente disse que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é tão responsável pela guerra na Ucrânia quanto o líder russo, Vladimir Putin.

"Às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin", afirmou Lula à jornalista Ciara Nugent. "Eu não conheço o presidente da Ucrânia. Agora, o comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo. Ou seja, ele aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação". Lula ainda afirmou que Zelensky "quis a guerra".

À Time, Lula ainda ponderou que Putin não deveria ter invadido a Ucrânia, mas disse que os Estados Unidos e os países da União Europeia também são culpados pelo conflito. Na visão de Lula, esses atores poderiam ter "resolvido o problema" se tivessem negado a entrada da Ucrânia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e na União Europeia. "Os europeus poderiam ter resolvido e dito: ‘Não, não é o momento de a Ucrânia entrar na União Europeia, vamos esperar’. Eles não precisariam fomentar o confronto!".

Ainda comentando a guerra, Lula disse que "as pessoas estão estimulando o ódio a Putin" e que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, poderia ter ido a Moscou negociar com o líder russo.

O que Lula disse sobre a lista do governo ucraniano

Ao jornal Folha de S. Paulo, a assessoria de Lula afirmou que o petista condenou a invasão da Ucrânia por parte da Rússia e considerou que houve “má vontade” por parte do governo ucraniano ao incluir falas do ex-presidente brasileiro na lista.

Ao comentar sobre o mesmo assunto, a assessoria do petista disse à CNN Brasil que a segunda frase, que diz que Zelensky seria tão culpado quanto Putin pela guerra na Ucrânia, está “completamente descontextualizada” e que a primeira, sobre a Rússia liderar a "Nova Ordem Mundial", “nunca foi dita por Lula”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]