• Carregando...
Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT)
Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT)| Foto: Alan Santos/PR e Reprodução/Facebook

O jornal de esquerda inglês The Guardian publicou um editorial na terça-feira (13) em que defendeu que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença a eleição presidencial no primeiro turno. O veículo afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, é uma ameaça para a democracia brasileira e para o planeta, e por isso opinou que a vitória do petista seria a melhor solução para ambos. Apesar de afirmar que o ideal seria se o pleito presidencial terminasse já no primeiro turno, na visão do veículo, isso irá ocorrer no segundo turno.

Ao longo do editorial, The Guardian também apresentou uma série de críticas a Bolsonaro. O jornal disse que existe o temor de que Bolsonaro não reconheça o resultado das eleições, fez referências ao presidente como “líder imprudente e incompetente”, criticou a gestão da pandemia e fez menção às reportagens da imprensa brasileira sobre a compra de imóveis por parte de parentes de Bolsonaro.

O texto diz ainda que a possibilidade de Bolsonaro ser derrotado por Lula levou o presidente a adotar medidas como cortar os impostos sobre combustíveis, transferir dinheiro para famílias pobres e buscar o apoio de igrejas evangélicas. O editorial não explicou que o Auxílio Brasil já existia e sucedeu o Bolsa Família.

Editorial do The Guardian. Foto: Reprodução
Editorial do The Guardian. Foto: Reprodução

Já com relação a Lula, o jornal citou que o ex-presidente foi condenado por corrupção, mas que teve as condenações anuladas. The Guardian disse ainda que a oposição está se unificando no apoio a Lula e destacou a adesão de Marina Silva à campanha petista.

The Guardian afirmou ainda que o número de armas aumentou no país devido ao relaxamento das leis promovido pelo presidente. O jornal inglês salientou também o temor em relação à violência política e citou que um funcionário do PT (Paraná) e outro apoiador de Lula (Mato Grosso) foram assassinados por pessoas pró-Bolsonaro. Não houve menção ao caso do vereador do PSB preso por envolvimento na morte de um apoiador de Bolsonaro na Bahia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]