• Carregando...
mara gabrilli
Senadora Mara Gabrilli (PSDB) será vice na chapa de Simone Tebet (MDB)| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

A candidata a presidente Simone Tebet (MDB) anunciou nesta terça-feira (2) que a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) será sua vice. A decisão foi tomada depois que o diretório do MDB no Rio Grande do Sul desistiu de uma candidatura própria ao governo do estado para apoiar a reeleição do tucano Eduardo Leite.

"Quero reafirmar meu compromisso com a justiça social, para que todas as pessoas tenham oportunidade", afirmou Gabrilli após destacar sua trajetória como defensora das causas das pessoas com deficiência. "Conte comigo e com minha devoção para transformarmos esse país", disse à sua companheira de chapa.

Nacionalmente, o PSDB e o Cidadania, partidos que se juntaram em uma federação, apoiam a candidatura de Simone. Apesar disso, a candidata não conta com o apoio integral das legendas nos estados – nem mesmo dentro de seu próprio partido. Em Minas Gerais, por exemplo, o candidato do PSDB ao governo do estado, Marcus Pestana, deve dar palanque para o presidenciável Ciro Gomes (PDT). E no Nordeste, vários caciques do MDB já declararam apoio ao petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Mara Gabrilli está na metade do segundo mandato como senadora pelo estado de São Paulo e seu nome passou a ser cotado para ser candidata a vice-presidente de Simone depois que o senador Tasso Jereissati (PSDB) indicou que recusaria a proposta de compor a chapa – embora ele afirme que continuará apoiando a candidatura de Simone.

"Ela [Mara] traz para nossa campanha a mensagem de que só o amor e a docilidade da mulher podem novamente unir esse país", disse Tasso em coletiva de imprensa da coligação que apoia a emedebista. A chapa feminina também foi destaque no discurso do presidente do Cidadania, Roberto Freire, que disse se tratar de uma candidatura histórica.

Gabrilli, que é publicitária e psicóloga, também já foi vereadora da capital São Paulo e deputada federal pelo estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Em 2018, ela foi eleita senadora com 6,5 milhões de votos e no mesmo ano foi eleita para um mandato de quatro anos no Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas (ONU), sendo a primeira brasileira a compor esse comitê internacional.

A chapa totalmente feminina não é exclusividade na corrida presidencial, já que o PSTU também está concorrendo com duas mulheres: Vera Lúcia, candidata a presidente, tem como vice a indígena Kunã Yporã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]