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Paraná Pesquisas: Geraldo Alckmin lidera pesquisa eleitoral em SP. Em um cenário sem ele e Haddad, Marcio França aparece em primeiro
Paraná Pesquisas: Geraldo Alckmin lidera pesquisa eleitoral em SP. Em um cenário sem ele e Haddad, Marcio França aparece em primeiro| Foto: CLP/Divulgação; Governo do Estado de São Paulo

Novo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (22), mostra Geraldo Alckmin (sem partido) na dianteira da corrida eleitoral pelo governo de São Paulo, com 30,2% das intenções de voto. O petista Fernando Haddad aparece em segundo, com 16%.

Em um segundo cenário apresentado pelo instituto, sem a presença do ex-tucano e do petista Fernando Haddad – ambos estão sendo sondados para disputar os cargos de vice-presidente e senador, respectivamente –, Marcio França (PSB) aparece em primeiro, com 24,3% da preferência dos entrevistados. Guilherme Boulos (Psol) está em segundo lugar, com 18,6%.

Na disputa da única vaga de senador pelo estado de São Paulo, o levantamento do Paraná Pesquisas mostra o apresentador José Luiz Datena na frente, com 25,7% das intenções de voto. Veja a seguir os números do levantamento para a disputa ao Palácio Bandeirantes e à cadeira no Senado.

Pesquisa eleitoral para governador em São Paulo

Cenário com Alckmin e Haddad

  • Geraldo Alckmin (sem partido): 30,2%
  • Fernando Haddad (PT): 16%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 12,5%
  • Tarcísio de Freitas (sem partido): 6,3%
  • Rodrigo Garcia (PSDB): 5,4%
  • Arthur do Val (Patriota): 4,6%
  • Vinicius Poit (Novo): 0,8%
  • Brancos/nulos/nenhum: 18,3%
  • Não sabe/não respondeu: 6%

Cenário sem Alckmin e Haddad

  • Marcio França (PSB): 24,3%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 18,6%
  • Rodrigo Garcia (PSDB): 7,9%
  • Tarcísio de Freitas (sem partido): 6,7%
  • Arthur do Val (Patriota): 5,2%
  • Vinicius Poit (Novo): 1%
  • Brancos/nulos/nenhum: 27,2%
  • Não sabe/não respondeu: 9,1%

Potencial eleitoral

O Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados em quem votaria e em quem não votaria de jeito nenhum. Alckmin tem o apoio mais consolidado, com 13,8% dos entrevistados afirmando que votariam nele para o governo do estado de São Paulo. Por outro lado, Haddad tem a maior rejeição: 52% dizem que não votariam nele. O pré-candidato mais desconhecido dos eleitores paulistas é Rodrigo Garcia, a aposta do atual governador, João Doria, que é pré-candidato à Presidência da República e não deve concorrer à reeleição. Confira abaixo os dados da pesquisa:

Potencial eleitoral comparativo. Fonte: Paraná Pesquisas/Dezembro de 2021
Potencial eleitoral comparativo. Fonte: Paraná Pesquisas/Dezembro de 2021

Pesquisa eleitoral para senador em São Paulo

O apresentador José Luiz Datena (sem partido) está liderando a corrida para a única vaga de senador por São Paulo, tendo sido citado por 25,7% dos eleitores paulistas entrevistados neste levantamento do PR Pesquisas. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece em segundo, com 19,8% das intenções de voto. Veja a seguir todos os números da pesquisa.

  • José Luiz Datena (sem partido): 25,7%
  • Sergio Moro (Podemos): 19,8%
  • Fernando Haddad (PT): 17,7%
  • Janaina Paschoal (PSL): 7,7%
  • Paulo Skaf (MDB): 7,4%
  • José Aníbal (PSDB): 0,8%
  • Brancos/nulos/nenhum: 14,5%
  • Não sabe/não respondeu: 6,5%

Metodologia da pesquisa

O Paraná Pesquisas ouviu 1818 eleitores no estado de São Paulo entre os dias 13 e 17 de dezembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 2,5 pontos percentuais, para ou mais ou para menos. Foram auditadas simultaneamente 20% das entrevistas.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais?

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais. Saiba mais aqui.

Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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