• Carregando...
Evento de campanha com deputados que apoiam o ex-presidente
Evento de campanha com deputados que apoiam o ex-presidente| Foto: Gabriel Paiva / Divulgação

A deputada federal Marília Arraes, candidata do Solidariedade ao governo de Pernambuco, afirmou que é contra a linguagem neutra porque ela invisibiliza as mulheres. A parlamentar classificou como fake news a informação divulgada por um site local de que, caso vença a eleição estadual, ela iria adotar a linguagem não binária e a ideologia de gênero nas escolas.

“No nosso governo, vamos ter todo o respeito com a população LGBT, claro. Precisamos acolher quem é oprimido, quem sofre violência. Sem dúvida alguma, respeitar a todos como irmãos nossos. [...] Sou contra a linguagem neutra. Eu acho que a linguagem neutra invisibiliza as mulheres. Por que a gente não pode falar todos e todas? [...] Eu sou a favor que as mulheres sejam incluídas em tudo, inclusive na nossa linguagem - especificamente no gênero feminino", afirmou Marília Arraes em declaração dada à Rádio Jornal e publicada pelo Jornal do Commercio, veículos de Pernambuco.

A chamada linguagem neutra é defendida por parte dos militantes LGBT como uma forma de de evitar o que, na visão deles, constitui o viés machista e transfóbico da língua portuguesa. Um dos princípios da linguagem neutra é a substituição dos pronomes “dele” e “dela” por palavras como “dili” ou “delx”, ou ainda a troca de todos e todas por "todes" ou "todxs", por exemplo.

A parlamentar saiu do Partido dos Trabalhadores (PT) em março para poder se lançar candidata ao governo de Pernambuco. Ela é próxima ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa a Presidência da República pelo PT, e tenta que o petista suba em seu palanque. A questão é que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) - legenda de Geraldo Alckmin, vice de Lula - lançou o deputado federal Danilo Cabral (PSB) como candidato ao Palácio do Campo das Princesas, sede da administração estadual.

A foto de Marília com Lula e Alckmin foi tirada em um evento de campanha com deputados que apoiam o ex-presidente, do qual Cabral também participou.

Pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas para o Governo de Pernambuco, divulgado nesta sexta-feira (12), mostra a deputada federal Marília Arraes (SD) à frente da pesquisa, com 31,5% das intenções de votos. Confira a pesquisa completa.

Na sequência aparecem empatados tecnicamente a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) com 14,3% das intenções de voto, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL) com 13,6%, e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) com 12,2%. O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem 7,5% das intenções de voto.

A pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.541 pessoas, entre os dias 07 e 11 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PE-05038/2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]