• Carregando...
raquel lyra eleita
Raquel Lyra (PSDB) é eleita governadora de Pernambuco.| Foto: Gazeta do Povo

Raquel Lyra (PSDB) foi eleita neste domingo (30) a nova governadora de Pernambuco. Com urnas totalmente apuradas, a candidata obteve 58,70% dos votos contra 41,30% da adversária, Marília Arraes (SD) .

Com a votação, Raquel conseguiu inverter o resultado do primeiro turno, em que Marília largou na frente. No dia 2 de outubro, a diferença entre as duas, porém, já era pequena: a candidata do Solidariedade havia conseguido 1.175.651 votos (23,97%), contra 1.009.556 votos de Raquel (20,58%).

A eleição estava em aberto considerando que outros três candidatos tiveram votação expressiva no primeiro turno. Anderson Ferreira (PL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), teve 18,15%; Danilo Cabral (PSB), que era o aliado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira etapa, obteve 18,06%; e Miguel Coelho (União Brasil) fez 18,04%.

Em manifestação pelas redes sociais, Raquel Lyra agradeceu os votos. "É uma honra e uma grande responsabilidade ser a primeira mulher a governar nosso estado", escreveu no Twitter. Ela afirmou ainda que vai honrar a confiança dos pernambucanos e que governará para todos, "principalmente para quem sente fome e desalento todos os dias".

Apoio de Lula e morte do marido de candidata

Raquel conseguiu superar Marília Arraes mesmo sem o apoio do ex-presidente Lula. O petista teve ótimo desempenho eleitoral em Pernambuco: no primeiro turno, o petista fez 65,27% dos votos no estado, contra 29,91% de Bolsonaro. Já neste domingo (30), a vantagem dele diminuiu, marcando 66,93% versus 33,07% para o presidente e candidato à reeleição, que acabou derrotado também nacionalmente.

Sem o apoio de Lula e com Bolsonaro impopular, Raquel se declarou neutra nas eleições presidenciais, deixando o candidato à reeleição sem palanque em Pernambuco. A estratégia funcionou, já que Marília não conseguiu superá-la apesar de ter Lula como cabo eleitoral.

Outro fato importante que marcou as eleições pernambucanas foi a morte do marido de Raquel, ocorrida no dia do primeiro turno. Fernando Lucena, de 44 anos, teve um mal súbito. Dez dias depois, um dos filhos da candidata passou mal e teve de fazer uma cirurgia para retirar o apêndice.

Quem é Raquel Lyra

A governadora eleita é filha de João Lyra, que comandou Pernambuco após a morte de Eduardo Campos (1965-2014).

Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Raquel fez carreira como servidora pública, atuando no Banco do Nordeste, na Polícia Federal e na Procuradoria do estado. Na vida pública, a governadora eleita foi secretária estadual da Criança e da Juventude, deputada estadual por dois mandatos e prefeita de Caruaru.

Veja a íntegra do plano de governo da candidata neste link.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]