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Pesquisas Eleitorais para a corrida presidencial
Lula (PT), Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB): todos querem imposto sobre lucros e dividendos| Foto: Ricardo Stuckert/PT; André Coelho/EFE; Reprodução/Facebook; Jefferson Rudy/Agência Senado

Pesquisa do Instituto MDA, contratada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e divulgada nesta terça-feira (30), mostrou o petista Luiz Inácio Lula da Silva com 42,3% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência, com 34,1%.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro no levantamento, com 7,3% da preferência dos eleitores entrevistados, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB) com 2,1%. Os outros candidatos não chegaram a 1% dos votos.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, Lula foi citado por 37,4% dos eleitores e Bolsonaro, por 31,5%. Ciro aparecia com 4,4% das intenções de voto e os demais candidatos somavam 1,4%. Os que não souberam responder e que votariam em branco ou nulo representavam 25,2%.

Pesquisa para presidente no 1º turno (estimulada)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 42,3%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 34,1%
  • Ciro Gomes (PDT) - 7,3%
  • Simone Tebet (MDB) - 2,1%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,4%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,3%
  • Roberto Jefferson (PTB) - 0,2%
  • Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0,1%
  • Eymael (DC) - 0%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) - 0%
  • Brancos e nulos - 5%
  • Não sabe/Não respondeu - 7,8%

Veja a evolução dos candidatos a presidente desde o começo do ano

Pesquisa para presidente no 1º turno (espontânea)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 37,4%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 31,5%
  • Ciro Gomes (PDT) - 4,4%
  • Simone Tebet (MDB) - 1%
  • Outros candidatos - 0,4%
  • Branco e nulos - 5,3%
  • Não sabe/Não respondeu - 19,9%

Cenários de segundo turno

Lula x Bolsonaro

  • Lula (PT) - 50,1%
  • Bolsonaro (PL) - 38,8%
  • Brancos e nulos - 7,2%
  • NS/NR - 3,9%

Lula x Ciro

  • Lula (PT) - 46,8%
  • Ciro (PDT) - 29,9%
  • Brancos e nulos - 19,4%
  • NS/NR - 3,9%

Lula x Tebet

  • Lula (PT) - 49,7%
  • Tebet (MDB) - 24,9%
  • Brancos e nulos - 20,6%
  • NS/NR - 4,8%

Ciro x Bolsonaro

  • Ciro (PDT) - 44,1%
  • Bolsonaro (PL) - 39,8%
  • Brancos e nulos - 12,5%
  • NS/NR - 3,6%

Bolsonaro x Tebet

  • Bolsonaro (PL) - 41,6%
  • Tebet (MDB) - 35%
  • Brancos e nulos - 18,8%
  • NS/NR - 4,6%

Avaliação do governo Bolsonaro

A pesquisa CNT/MDA também perguntou aos entrevistados neste levantamento como eles avaliavam o governo de Jair Bolsonaro: 42,1% responderam que consideram a gestão do presidente ruim ou péssima, 32,8% disseram ser ótima ou boa e 24,2% afirmaram considerá-la regular.

Metodologia da pesquisa CNT/MDA

A pesquisa realizada pelo instituto MDA foi realizada por telefone entre os dias 25 e 28 de agosto de 2022, por encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A amostragem é de 2.002 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais, com margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00950/2022 .

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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