• Carregando...
Ipec divulga novo levantamento sobre a disputa presidencial; veja
Os quatro principais presidenciáveis – Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet| Foto: Ricardo Stuckert/PT; André Coelho/EFE; Reprodução/Facebook; Jefferson Rudy/Agência Senado

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar com 47% das intenções de voto, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação, com 33%, a dez dias do primeiro turno da eleição presidencial.

Em relação ao levantamento Datafolha anterior, do dia 15 de setembro, Lula oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. Já Bolsonaro manteve a mesma pontuação. A diferença entre os dois é de 14 pontos, contra 12 da última pesquisa.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7% e Simone Tebet (MDB) com 5%. Brancos ou nulos são 4%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam a pesquisa registraram 2% dos votos.

Em simulação de segundo turno, Lula possui 54% frente a 38% de Bolsonaro. Veja os números completos da pesquisa abaixo:

Pesquisa estimulada para presidente da República - 1º turno

Quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 47% (+2 p.p)
  • Jair Bolsonaro (PL): 33% (não oscilou)
  • Ciro Gomes (PDT): 7% (-1 p.p)
  • Simone Tebet (MDB): 5% (não oscilou)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (-1 p.p)
  • Felipe d'Avila (Novo): 0% (não oscilou)
  • Vera Lúcia (PSTU): 0% (não oscilou)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (não oscilou)
  • Eymael (DC): 0% (não oscilou)
  • Léo Péricles (UP): 0% (não oscilou)
  • Kelmon Souza (PTB): 0% (não oscilou)
  • Branco/nulo: 4% (não oscilou)
  • Não sabe/não respondeu: 2% (não oscilou)

Evolução dos candidatos no 1º turno estimulado

Pesquisa espontânea para presidente: 1º turno

Quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 42%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 31%
  • Ciro Gomes (PDT) - 4%
  • Simone Tebet (MDB) - 3%
  • Outros - 3%
  • Branco/nulo - 4%
  • Não sabe/não respondeu: 14%

Simulação de 2º turno

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 54% (não oscilou)
  • Jair Bolsonaro (PL): 38% (não oscilou)

Votos válidos: 1º turno

* Sem contabilizar nulos, brancos e indecisos

  • Lula (PT): 50% (+2 p.p)
  • Jair Bolsonaro (PL): 35% (-1 p.p)

Taxa de rejeição

  • Jair Bolsonaro (PL): 52%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39%

Metodologia das pesquisas Datafolha citadas

O Datafolha entrevistou 6.754 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro em 343 municípios do país. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04180/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

No levantamento de 15 de setembro, o Datafolha entrevistou 5.296 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04099/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais?

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]