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Pesquisas eleitorais no Pernambuco
| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento do Ipespe para o Governo de Pernambuco, divulgado nesta segunda-feira (12), mostra a deputada federal Marília Arraes (SD), na liderança das intenções de voto, com 35%.

Quatro candidatos aparecem empatados tecnicamente empatados em segundo lugar pela margem de erro. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL) com 13%, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) e a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) com 12%, e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 10%.

A margem de erro da pesquisa do Ipespe é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somaram 9%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam representaram 10% do levantamento.

Intenção de voto para o governo de Pernambuco

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Marília Arraes (SD) - 35%
  • Anderson Ferreira (PL) - 13%
  • Raquel Lyra (PSDB) - 12%
  • Danilo Cabral (PSB) - 12%
  • Miguel Coelho (União Brasil) - 10%
  • Wellington Carneiro (PTB) - 1%
  • João Arnaldo (Psol) - 0%
  • Jadilson Bombeiro (PMB) - 0%
  • Cláudia Ribeiro (PSTU) - 0%
  • Jones Manuel (PCB) - 0%
  • Ubiracy Olímpio (PCO) - 0%
  • Brancos e nulos - 9%
  • Não sabem ou não responderam - 10%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa encomendada pela Folha de Pernambuco ao Ipespe entrevistou 1 mil pessoas, entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números PE-09209/2022 e BR-07692/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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