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Pesquisa Modalmais para presidência aponta Bolsonaro e Lula empatados tecnicamente
O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro| Foto: Lula Marques/PT e Alan Santos/PR

Pesquisa eleitoral divulgada pelo Paraná Pesquisas para a corrida presidencial em Minas Gerais, neste sábado (16), apresentou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 42% das intenções de voto, e o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

Na sequência do levantamento aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6,5% dos votos válidos, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2,1%, André Janones (Avante), com 2%, e Pablo Marçal (Pros), com 1,3%. Votos brancos e nulos somaram 6,8%, enquanto indecisos registraram 3,7% no levantamento.

Intenção de voto para a presidência em Minas Gerais

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) - cenário 1

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 42%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 34%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6,5%
  • Simone Tebet (MDB) - 2,1%
  • André Janones (Avante) - 2%
  • Pablo Marçal (Pros) - 1,3%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0,7%
  • Felipe D'Ávila (Novo) - 0,5%
  • Eymael (DC) - 0,1%
  • Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
  • Luciano Bivar (União) - 0,1%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0,1%
  • Brancos/nulo/nenhum - 6,8%
  • Não sabe - 3,7%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas entrevistou por telefone 1.640 mil pessoas, entre os dias 9 e 14 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número MG-06063/2022 e BR-01100/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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