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Pesquisa mostra como está a disputa ao governo do Pará
| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral divulgada pela Real Time Big Data nesta sexta-feira (22), apontou o atual governador do Pará e candidato à reeleição, Helder Barbalho (MDB), à frente do levantamento, com 62% das intenções de voto.

Na sequência aparece o senador Zequinha Marinho (PL), com 10%. Votos brancos e nulos somaram 13%, enquanto indecisos corresponderam a 11% dos entrevistados.

A pesquisa da Real Time Big Data ainda simulou a disputa por uma vaga do Pará no Senado Federal. Com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os ex-senadores Mário Couto (PL) e Flexa Ribeiro (PP) aparecem com 18% das intenções de voto, seguidos pelo deputado federal Beto Faro (PT).

Intenção de voto para o governo do Pará

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) - cenário 1

  • Helder Barbalho (MDB) - 62%
  • Zequinha Marinho (PL) - 10%
  • Fernando Carneiro (Psol) - 2%
  • Cleber Rabelo (PSTU) - 2%
  • Brancos e nulos - 13%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Primeiro turno: estimulada - cenário 2

  • Helder Barbalho (MDB) - 62%
  • Zequinha Marinho (PL) - 10%
  • Silvia Letícia (Psol) - 3%
  • Cleber Rabelo (PSTU) - 2%
  • Brancos e nulos - 13%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Primeiro turno: estimulada - cenário 3

  • Helder Barbalho (MDB) - 62%
  • Zequinha Marinho (PL) - 14%
  • Brancos e nulos - 11%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Intenção de voto para o Senado no Pará

  • Mário Couto (PL) - 18%
  • Flexa Ribeiro (PP) - 18%
  • Beto Faro (PT) - 14%
  • Manoel Pioneiro (PSDB) - 11%
  • Brancos e nulos - 21%
  • Não sabem ou não responderam - 18%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas presencialmente, entre os dias 20 e 21 de julho. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PA-02344/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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