• Carregando...
Alvaro Dias na convenção do Podemos, na noite desta sexta-feira (5)
Alvaro Dias na convenção do Podemos, na noite desta sexta-feira (5)| Foto: Ivan Bueno/Podemos

Após uma série de indefinições, a convenção do Podemos confirmou na noite desta sexta-feira (5) o nome do senador paranaense Alvaro Dias para disputar a reeleição. Alvaro Dias foi cotado também para a presidência da República e não descartava a disputa ao Palácio Iguaçu. Ele está no seu quarto mandato no Senado e também já foi governador do Paraná, deputado federal, deputado estadual e vereador. A convenção foi realizada em Curitiba, na sede do partido, no bairro Batel.

O Podemos inicialmente trabalhava com o nome do ex-juiz federal Sergio Moro para a presidência da República. Moro, contudo, migrou para o União Brasil, atrás de uma sigla mais robusta. Depois, no União Brasil, Moro não conseguiu espaço para se lançar candidato ao Planalto e acabou optando pela corrida ao Senado.

Durante discurso na convenção, Alvaro falou da "selva" que é a política, com suas "traições", e, sem citar nomes, criticou os políticos que "escolhem suas opções partidárias pelo tamanho do caixa do fundo eleitoral", e não "pelas ideias, pelas causas". Também relembrou convites do passado para mudar de domicílio eleitoral - Rio de Janeiro ou Distrito Federal -, reforçando que "jamais abandonaria o Paraná". "Podemos até perder eleição, perder amigos, mas jamais perderemos a dignidade, a integridade e a decência na atividade política", disse ele, ao final de seu discurso.

Para o Senado, Alvaro Dias buscou aliados até o último instante, depois da fracassada costura para obter o apoio do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Candidato à reeleição, Ratinho Junior declarou voto ao Senado em Paulo Martins (PL), candidato do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Na reta final das convenções, Alvaro Dias conseguiu o apoio do PSB de Luciano Ducci e também do PSDB – em uma articulação que envolveu a cúpula nacional tucana e acabou com os planos de Cesar Silvestri Filho.

Em seu discurso na convenção, Alvaro Dias agradeceu aos aliados, em especial à direção nacional do PSDB. Negou qualquer "barganha", explicando que os tucanos buscaram "experiência e maturidade política".

Na convenção, o Podemos também confirmou candidatos para a disputa à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. A legenda trabalha com o lançamento de 31 nomes para deputado federal e 45 para deputado estadual, o que só deve se confirmar com o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral, até 15 de agosto. Atualmente, a sigla não tem nenhum representante nas duas Casas. No Senado, contudo, os três parlamentares do Paraná são do Podemos: além de Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]