• Carregando...
O senador Alvaro Dias (PODE) não conseguiu se reeleger
O senador Alvaro Dias (PODE) não conseguiu se reeleger| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A maioria dos candidatos ao Senado pelo Paraná ainda não se manifestou sobre o resultado das urnas, neste domingo (2). Até 23h30, o senador Alvaro Dias (PODE), que tentava se eleger para o quinto mandato na Casa, ainda não havia falado publicamente sobre o resultado das eleições. A possibilidade de reeleição foi apontada pelos institutos de pesquisa ao longo da campanha, mas Alvaro terminou a corrida em terceiro lugar, com 23,94% dos votos. Candidato pelo União Brasil, Sergio Moro ficou com a vaga. Ele obteve 33,50% dos votos.

Candidato de Jair Bolsonaro (PL) e de Ratinho Junior (PSD), Paulo Martins (PL) ficou em segundo lugar no pleito, com 29,12%, e criticou os institutos de pesquisa que o colocaram em terceiro lugar nas intenções de voto. “Gostaria de agradecer ao presidente Bolsonaro, ao governador Ratinho Junior e a todos os eleitores que acreditaram em mim. Vocês não deixaram de me apoiar mesmo com a manipulação desta eleição pelos institutos de pesquisa, que apontavam que eu não era viável eleitoralmente e de boa parte da imprensa, que incentivava constantemente o “voto útil” em meus adversários”, escreveu ele, em suas redes sociais.

“As demonstrações de apoio que recebi jamais serão esquecidas. Poder lutar ao lado de vocês pela vida, pela liberdade e pela família foi uma honra. Não desistirei do Paraná e do Brasil. Continuaremos juntos nesta batalha”, continuou ele.

A candidata do PDT, a professora universitária Desiree, também foi às redes sociais agradecer os votos recebidos. “É a primeira vez que me candidato e só tenho a agradecer: foram mais de 130 mil pessoas que confiaram nas minhas propostas pra tornar o Brasil um lugar melhor. Muito obrigada, Time D. É lindo pensar no futuro com vocês. E digo mais: não paramos por aqui, a luta continua”, escreveu ela, no Twitter.

O candidato do MDB, Orlando Pessuti, se manifestou por meio de nota: "Sabia das dificuldades de minha candidatura, mas aceitei esse grande desafio pelo desejo de trabalhar em defesa do Paraná e do povo paranaense, como sempre fiz em mais de 40 anos de vida pública. Cumpri meu dever para com nosso Estado e partido, fazendo um campanha limpa, a partir da minha experiência e com propostas concretas. Mesmo com o resultado adverso nas urnas, foi gratificante ter disputado uma eleição majoritária, ter participado desse processo, dessa grande manifestação da democracia em nosso país. Nesse sentido, todos nós saímos da eleição como vencedores".

Pessuti também agradeceu "familiares, lideranças, apoiadores e companheiros de chapa" e lembrou da aliança com o governador reeleito Ratinho Junior (PSD): "Parabenizo os eleitos pelo Paraná no pleito deste 2 de outubro, sobretudo o governador Ratinho Junior pela expressiva votação e reeleição, lembrando que estivemos ao seu lado nessa caminhada vitoriosa, juntamente com nosso partido, o MDB, e desejo sucesso a todos".

A Gazeta do Povo também procurou os candidatos Rosane Ferreira (PV), Aline Sleutjes (Pros) e Laerson Matias (Psol), mas ainda não houve retorno.

O candidato do PCO, Roberto França, disse que está “feliz com o resultado”: “Creio que nos fortalecemos e vamos nos preparar para as próximas eleições”. Já o candidato do PMN, Dr Saboia, foi o menos votado. Fez apenas 2.521 votos. À Gazeta do Povo, o presidente estadual do PMN, Marcello Sampaio, lamentou a falta de recursos para a campanha do seu candidato e também “as desavenças e os atritos” internos, relembrando o episódio com a candidata da legenda ao governo do Paraná, Solange Ferreira.

Veja a proporção de votos válidos obtidos pelos candidatos que disputaram a cadeira do Paraná no Senado:

  • Sergio Moro (União): 33,50% (1.953.159 votos)
  • Paulo Martins (PL): 29,12% (1.697.949 votos)
  • Alvaro Dias (PODE): 23,94% (1.395.926 votos)
  • Rosane Ferreira (PV), da Federação PT-PCdoB-PV: 8,16% (475.586 votos)
  • Desiree (PDT): 2,24% (130.520 votos)
  • Aline Sleutjes (Pros): 1,54% (89.560 votos)
  • Orlando Pessuti (MDB): 1,09% (63.784 votos)
  • Laerson Matias (Psol): 0,31% (17.953 votos)
  • Roberto França da Silva Junior (PCO): 0,06% (3.402 votos)
  • Dr Saboia (PMN): 0,04% (2.521 votos)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]