• Carregando...
Leite coloca educação como prioridade da próxima gestão no Rio Grande do Sul
Reprodução/RBS TV| Foto:

O governador reeleito no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou no primeiro discurso após a vitória no segundo turno que a melhora nos indicadores da educação gaúcha será o foco no segundo mandato à frente do Palácio Piratini.

"Nossa grande prioridade é a educação, especial a expansão do ensino em tempo integral, em 50% das escolas de ensino médio. Não adianta ter baixa carga tributária, burocracia mais ágil, estradas asfaltadas, se não tivermos mão de obra qualificada. Agora vamos arrumar a escola e colocar o Rio Grande do Sul em destaque na educação nacional", declarou Leite.

Questionado por jornalistas presentes ao evento, Leite novamente se recusou a declarar o voto para a eleição presidencial deste ano, bem como se deseja mais uma vez ser candidato à Presidência da República em 2026.

"Não tenho vergonha do meu voto voto, mas sou o líder de um projeto político no Rio Grande do Sul. Votei em favor da democracia e do diálogo. A próxima eleição é apenas daqui a quatro anos e então minha atenção está integralmente no Rio Grande", completou o governador.

Leite ainda comentou sobre o futuro do PSDB e como os partidos de centro devem trabalhar durante os próximos quatro anos. "Não é sobre o PSDB e sim sobre um projeto de Brasil para o centro democrático. Essa discussão precisa do envolvimento de outros partidos para que dê certo", finalizou.

O governador ainda agradeceu o telefonema feito pelo candidato derrotado no segundo turno, Onyx Lorenzoni (PL). Leite disse que o deputado federal reconheceu o resultado e desejou boa sorte no segundo mandato.

O tucano foi o primeiro governador reeleito no Rio Grande do Sul desde 1998, quando foi aprovada a possibilidade da reeleição para cargos executivos no Congresso Nacional. Leite recebeu no segundo turno 57,12% dos votos válidos contra 42,88% de Onyx.

Onyx coloca derrota na "união da força da esquerda"

O deputado federal Onyx Lorenzoni também concedeu entrevista coletiva após o resultado das eleições no Rio Grande do Sul. Onyx reconheceu o resultado, mas lamentou a derrota no estado, bem como do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa nacional.

"A união das esquerdas no Rio Grande do Sul acabou definindo o resultado das eleições. Estamos muito tristes pelo resultado nacional e não vejo condições do grupo liderado por Lula manter o Brasil no bom rumo", afirmou Onyx.

Após cinco mandatos consecutivos como deputado federal, Onyx ficará sem cargo público em 2023 pela primeira vez em 20 anos. O parlamentar não anunciou na coletiva os próximos passos da carreira política.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]