• Carregando...
Quem é Carlos Moisés, candidato do Republicanos ao governo de Santa Catarina
Carlos Moisés, governador de Santa Catarina pelo Republicanos| Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL

Carlos Moisés é o atual governador de Santa Catarina e candidato à reeleição ao cargo pelo Republicanos. Após quatro anos de mandato e dois pedidos de impeachment superados, o panorama político de Moisés mudou consideravelmente.

Em 2018, Moisés se filiou ao PSL e foi escolhido pelo partido como candidato ao governo do estado com apoio de Jair Bolsonaro (PL). O advogado e ex-bombeiro militar venceu Gelson Merisio (PSD) no segundo turno, com 2,6 milhões de votos, e foi eleito governador de Santa Catarina.

Mas logo no início do mandato, Moisés se afastou do presidente Bolsonaro. Entre outros atos, o governador buscou maior diálogo com partidos da esquerda para ampliar a bancada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, recebeu no gabinete de governo integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e foi um dos primeiros governadores do Brasil a adotar medidas de isolamento em meio à pandemia da Covid-19.

Essas ações o levaram ao isolamento dentro da Assembleia, com os parlamentares do PSL se referindo a ele como "traidor". Em 2020, foram abertos dois processos de impeachment dentro da Casa contra o bombeiro. O primeiro foi motivado pela equiparação nos salários dos procuradores do Executivo com os do Legislativo e o segundo por denúncias de fraude na licitação para a compra de respiradores para hospitais do estado.

No âmbito da ação sobre a equiparação dos salários, Moisés sofreu derrota no Tribunal Especial da Assembleia Legislativa e foi afastado por 180 dias do cargo em 24 de outubro de 2020. A vice-governador Daniele Reinehr (PSL) foi absolvida no mesmo julgamento e assumiu o mandato até 27 de novembro daquele ano, quando o Tribunal absolveu o advogado. Foram 6 votos a favor do impeachment e 4 contrários, mas eram necessários ao menos 7 votos favoráveis para que houvesse o afastamento.

No caso da compra dos respiradores, o governador foi afastado mais uma vez do cargo pelo Tribunal, em 30 de março de 2021. Mas novamente o gestor conseguiu recuperar o mandato no julgamento do impeachment. Naquele mesmo ano, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Ministério Público Federal (MPF) encerraram as investigações sobre o caso e apontaram que Moisés iniciou as investigações contra a corrupção dentro do governo.

Para as eleições de 2022, o atual governador catarinense adotou uma estratégia diferente de campanha ao formar uma coligação com seis partidos (Avante, MDB, PSC, DC, Podemos e Pros), sendo a maior união de legendas da disputa. A coligação com o MDB foi fechada com a nomeação do empresário Udo Döhler como vice-governador na chapa para o governo de Santa Catarina.

Ficha do candidato

  • Nome: Carlos Moisés
  • Vice: Udo Döhler (MDB)
  • Partido: Republicanos
  • Idade: 55 anos
  • Data de nascimento: 17/08/1967
  • Ocupação: Advogado
  • Grau de Instrução: Superior completo
  • Estado Civil: Casado
  • Município de nascimento: Florianópolis/SC
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]