• Carregando...
jorginho mello
Jorginho Mello (PL) é eleito governador de Santa Catarina| Foto: Gazeta do Povo

Jorginho Mello (PL) foi eleito governador de Santa Catarina neste domingo (30). Após liderar a disputa no primeiro turno, o senador venceu novamente o ex-deputado federal Décio Lima (PT). Esse é o primeiro cargo executivo da carreira política de Jorginho.

Com 99,94% das urnas apuradas, Jorginho estava com 70,69% dos votos válidos, frente a 29,31% de Lima. No primeiro turno, o senador havia marcado 38,61% dos votos válidos (1.575.912 votos) contra 17,42% (710.859 votos) do deputado federal.

A vitória de Jorginho se deve, em grande parte, ao apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A força de Bolsonaro em Santa Catarina também já havia sido demonstrada com a vitória de Jorge Seif Junior para o Senado. O bom desempenho dos aliados de Bolsonaro já havia sido observado em 2018, quando Carlos Moisés (na época candidato pelo PSL) foi aclamado governador e Esperidião Amin (PP) e Mello conquistaram vagas no Senado.

Quem é Jorginho Mello e o que ele propõe

Jorginho é nascido em Ibicaré, em 1956. A carreira política do governador eleito começou aos 18 anos, quando foi eleito vereador no município de Herval d'Oeste. Em 1994, conseguiu o primeiro de quatro mandatos consecutivos como deputado estadual, deixando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 2010 após ser eleito deputado federal.

No Congresso Nacional, ele teve dois mandatos consecutivos como deputado federal, e desde 2018 é senador por Santa Catarina. Como parlamentar foi o autor do projeto que criou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), responsável por injetar R$ 30 bilhões para auxiliar microempresários do país.

Entre as principais propostas defendidas por Jorginho estão o investimento maciço em educação, com foco no ensino técnico e profissionalizante. Para a saúde, Mello pretende implementar o atendimento com as carreatas da saúde, modelo implementado por João Doria enquanto governador de São Paulo e que consiste em um modelo itinerante de saúde básica.

Veja a íntegra do plano de governo de Jorginho neste link.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]