• Carregando...
Confira as propostas de governo de Décio e Jorginho para Santa Catarina
Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputam o governo de SC no segundo turno| Foto: Reprodução/Facebook dos candidatos

Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputam o segundo turno da eleição para o governo de Santa Catarina. Ambos os candidatos protocolaram no início da disputa as propostas e projetos nas áreas de educação, saúde, segurança pública e infraestrutura para o estado caso sejam eleitos no dia 30 de outubro.

Confira abaixo as principais propostas defendidas por Décio e Jorginho em seus respectivos planos de governo:

Saúde

Décio quer implantar a telemedicina como principal ferramenta da saúde em Santa Catarina. Dessa forma, todos os serviços estariam dispostos aos catarinenses via aplicativo, facilitando a marcação de consultas, exames e atendimentos.

Jorginho deseja trazer do governo João Doria em São Paulo as carreatas da saúde, com procedimentos médicos como mamografia e outros exames de forma itinerante à população. O senador ainda defende a criação de um subsídio para hospitais filantrópicos realizarem cirurgias que não são de média e alta complexidade.

Educação

Os dois candidatos têm na educação um dos principais nortes do plano de governo, mas ambos apresentam focos diferentes para o crescimento dos indicadores educacionais em Santa Catarina.

Jorginho vê na educação profissional e técnica uma ferramenta de inserção profissional a auxílio para empresas na contratação de futuros colaboradores. Ele planeja oferecer curso em parceria com o sistema S, com a Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) e com as escolas das redes municipais e estadual de acordo com as demandas do mercado em cada região do estado.

Décio deseja melhorar as condições e a carreira dos professores no estado. O ex-deputado aponta 64% desses profissionais não são concursados e que isso gera diversas distorções salariais e previdenciárias. O candidato fala em melhorar a conexão de internet nas escolas, facilitando a aplicação do conteúdo programático nas salas de aula.

Segurança pública

Décio pretende ampliar a estrutura estadual de atendimento para casos de violência contra a mulher, com delegacias especializadas e funcionamento 24 horas. O candidato quer criar ainda centrais de monitoramento de disparos com armas de fogo, como forma de resoluções mais rápidas pela polícia.

Jorginho avalia a autonomia para a Polícia Civil e Militar como fundamentais para o bom funcionamento da segurança pública no estado. Por isso, o senador planeja descontinuar o modelo criado pelo atual governador Carlos Moisés (Republicanos) de criar conselhos populares. Dessa forma, todas as demandas serão verticalizadas pelos chefes com o governador.

Infraestrutura

Décio diz que os atuais repasses do governo federal são insuficientes para o estado realizar grandes aportes na infraestrutura. Ele diz que Santa Catarina realizou obras importantes nas gestões de Lula e Dilma Rousseff (PT), como a duplicação da BR-101, a Ponte Anita Garibaldi em Laguna e melhoras nos portos estaduais.

O candidato deseja ainda investir em infraestrutura básica de telecomunicações para levar conexão de internet aos municípios sem banda larga ou sinal de telefonia móvel. Décio também pretende criar o programa Cidades Digitais, que se propõe, em parceria com agentes privados, oferecer internet pública e de qualidade aos catarinenses.

Sobre os repasses federais, Jorginho discorda de Décio e afirma que o governo Jair Bolsonaro destinou bilhões de reais aos cofres catarinenses para obras de infraestrutura. O candidato do PL tem como principal foco de investimento a criação de uma rede trifásica de 12 mil quilômetros para levar energia às propriedades rurais do estado. Outro foco da campanha dele é o fomento à construção de parques eólicos e outras fontes energéticas renováveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]