• Carregando...
Plenário do Senado
Plenário do Senado.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Os senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmaram nesta terça-feira (25) que conseguiram 28 assinaturas para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do assédio eleitoral. São necessários 27 apoios para abrir a CPI. O colegiado irá apurar denúncias de assédio eleitoral por parte de empresários e gestores públicos que supostamente teriam exigido que trabalhadores votassem no presidente Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa é que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leia ainda na sessão desta terça o requerimento de instalação da comissão. A iniciativa foi apresentada pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG). A CPI vai investigar também se empresários e gestores públicos ofereceram “prêmios ou recompensas” para quem votasse no candidato à reeleição.

Mesmo com a leitura do requerimento em plenário, a CPI só deve ser instalada de fato depois do segundo turno da eleição, que ocorre neste domingo (30).

"A cada dia surgem notícias de casos em que empresários, gerentes de empresas e até mesmo prefeitos municipais ameaçam trabalhadores e trabalhadoras exigindo ou induzindo a que votem no presidente Jair Bolsonaro. A prática é criminosa e ataca o direito de escolha dos eleitores e das eleitoras, em mais uma odiosa agressão à democracia em meio ao processo eleitoral", diz Silveira na justificativa da proposta.

No pedido de abertura da CPI, Silveira cita casos de denúncias de assédio eleitoral feitas nas eleições deste ano. O senador solicitou prazo de 90 dias para investigar as “denúncias de assédio eleitoral por parte de empresários e gestores públicos, a fim de obter o voto de seus subordinados para o candidato à reeleição Jair Bolsonaro”.

Assinaram a proposta pela instalação da CPI do assédio eleitoral: Alexandre Silveira (PSD-MG); Jean Paul Prates (PT-RN); Randolfe Rodrigues (Rede-AL); Renan Calheiros (MDB-AL); Oriovisto Guimarães (Podemos-PR); Paulo Rocha (PT-PA); Leila Barros (PDT-DF); Dário Berger (PSB-SC); Carlos Fávaro (PSD-MT); Omar Aziz (PSD-AM); Humberto Costa (PT-PE); Jorge Kajuru (Podemos-GO); Rogério Carvalho (PT-SE); Jaques Wagner (PT-BA); Zenaide Maia (Pros-RN); Simone Tebet (MDB-MS); Fabiano Contarato (PT-ES); Alessandro Vieira (PSDB-SE); Álvaro Dias (Podemos-PR); Nilda Gondim (MDB-PB); Mara Gabrilli (PSDB-SP); Eliziane Gama (Cidadania-MA); Tasso Jereissati (PSDB-CE); Júlio Ventura (PDT-CE); Marcelo Castro (MDB-PI); Otto Alencar (PSD-BA); Veneziano Vital do Rego (MDB-PB); e Jader Barbalho (MDB-PA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]