• Carregando...
candidato governo sp
Saiba quem é Rodrigo Garcia, candidato do PSDB ao governo de SP.| Foto: Pablo Jacob/divulgação

Rodrigo Garcia é o pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB com Geninho Zuliano, do União Brasil, como vice na chapa. Atual governador de São Paulo, Garcia tenta a reeleição num mandato-tampão após a saída de João Doria do cargo.

Garcia é tucano há pouco tempo – filiou-se ao PSDB em maio do ano passado – mas teve uma longa trajetória política no DEM (partido que, neste ano, virou o União Brasil ao se juntar ao PSL). Ele foi eleito deputado federal de 2011 a 2018 e também deputado estadual de São Paulo por três mandatos consecutivos, tendo presidido a Assembleia Legislativa entre 2005 e 2007.

Em alguns momentos da carreira política, se licenciou do cargo de deputado federal para assumir posições no governo paulista. Já foi secretário de Desenvolvimento Econômico, secretário de Desenvolvimento Social e secretário da Habitação durante as gestões de Geraldo Alckmin, que na época integrava o PSDB e hoje está no PSB.

Garcia chegou a ser investigado pela operação Lava Jato devido a uma suspeita de que teria recebido R$ 200 mil da empreiteira Odebrecht, em caixa dois, para a campanha eleitoral de 2010. Na época, ele negou as acusações. A denúncia foi arquivada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda antes das eleições de 2018.

Naquele ano, Garcia foi eleito vice-governador de São Paulo na chapa de João Doria. Além do gabinete do vice-governador, ele comandava a Secretaria de Governo e também foi responsável pela articulação estratégica no desenvolvimento das políticas públicas estaduais, como o Orçamento do Estado.

Com a saída de Doria do governo de São Paulo para disputar as eleições para presidente – posteriormente ele desistiu –, Garcia assumiu o comando do Palácio Bandeirantes e logo nos primeiros dias fez mudanças nas secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Social, Governo, Infraestrutura e Meio Ambiente e Esportes.

Em sabatina ao jornal Estadão, Garcia se definiu como “um cara de centro e liberal”, e procurou se descolar da imagem de Doria.

“Sou candidato da minha história. E talvez um dos mais experientes dessa eleição em quantidade de mandatos consecutivos. Represento a minha história. Sou do PSDB. Fui vice do João Doria. Um é diferente do outro”, disse.

Ficha do pré-candidato

Nome: Rodrigo Garcia
Vice: Geninho Zuliano (União Brasil)
Partido: PSDB
Idade: 47 anos
Data de nascimento: 10/05/1974
Ocupação: Advogado
Grau de Instrução: Superior completo
Estado Civil: Casado
Município de nascimento: Tanabi/SP

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]