• Carregando...
votação estados
Lula e Bolsonaro, que concorrem no segundo turno das eleições.| Foto: Renato Pizzutto/Divulgação Band

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito neste domingo (30) o 39º presidente do Brasil. Lula teve 50,90% dos votos, contra 49,10% de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula ganhou em 13 estados: Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pará, Tocantins, Amazonas e Alagoas.

Já Bolsonaro venceu em outros 13 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Goiás. O presidente também superou Lula no Distrito Federal.

A distribuição da votação dos dois candidatos foi semelhante à observada no primeiro turno. Bolsonaro, porém, conseguiu reduzir significativamente a vantagem de Lula: no primeiro turno, o petista obteve 6,19 milhões de votos de vantagem. Nesse domingo (30), a diferença entre os dois foi bem menor, de 2,14 milhões de votos.

Bolsonaro venceu em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Ele teve 55,24%, contra 44,76% de Lula. No Rio de Janeiro, o atual presidente venceu com 56,53%, frente a 43,47% do oponente.

Lula, por outro lado, manteve a liderança em Minas Gerais, mas com uma vantagem menor. O estado é considerado um termômetro das eleições brasileiras: quem vence em Minas, vence no Brasil.

No primeiro turno, Lula havia conquistado 48,29% dos votos, contra 43,60% de Bolsonaro. Neste domingo (30), o presidente eleito teve 50,20%, contra 49,80% de Bolsonaro.

Liderança de Lula no Nordeste e de Bolsonaro nas demais regiões

Assim como no primeiro turno, o presidente eleito venceu em todos os estados no Nordeste.

A região também possui o estado em que Lula obteve sua maior votação, o Piauí. Nesse caso, o petista teve 76,86% dos votos, contra 23,14% de Bolsonaro.

De outro lado, a maioria dos estados do Sul, Centro-Oeste e Norte, além do Distrito Federal, deram vitória a Bolsonaro.

No Norte, as exceções foram o Amazonas, o Pará e o Tocantins. O Amapá mudou de comportamento entre um turno e outro. No primeiro turno, Lula obteve 45,67% dos votos no estado, frente a 43,41% de Bolsonaro. Neste domingo (30), Bolsonaro teve 51,36% dos votos, contra 48,64% de Lula.

Bolsonaro fez a sua maior votação em Roraima, estado em que teve 76,08% dos votos .

Exterior também dá vitória a Lula

Nas seções eleitorais do exterior, o futuro presidente também ficou na frente. Com 100% das urnas apuradas, Lula teve 51,28% dos votos, contra 48,72% de Bolsonaro.

No primeiro turno, Lula havia vencido entre eleitores que moram no exterior com 47,17%, enquanto o atual presidente fez 41,61% dos votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]