A diferença de apenas 10.838 votos determinou a vitória de Evandro Leitão (PT) sobre André Fernandes (PL) em Fortaleza, na disputa mais acirrada entre todas as capitais brasileiras e que deu ao PT a única prefeitura de capital nestas eleições de 2024. Para chegar a esse resultado, o partido precisou colocar em campo seus principais cabos eleitorais no estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente no segundo turno.
No primeiro turno, Leitão passou atrás de Fernandes — 40,2% contra 34,33% dos votos válidos —, contando com um desempenho ruim do atual prefeito José Sarto (PDT), que fez apenas 11,75%.
Sem garantir nenhuma capital no primeiro turno, o PT avançou em quatro: Cuiabá, Fortaleza, Natal e Porto Alegre. Nas projeções internas da sigla, a que tinha mais chances era a cearense, fazendo com que os esforços fossem destinados para lá.
Tropa de choque desembarcou em Fortaleza
Logo no começo do segundo turno da eleição em Fortaleza, no dia 11 de outubro, o presidente Lula desembarcou na cidade para um comício ao lado de Leitão, do governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação e ex-governador cearense, Camilo Santana (PT).
Os três principais cabos eleitorais foram amplamente usados na propaganda eleitoral, na qual eles apareciam como o “time do Evandro”, com o propósito de mostrar que o candidato tinha a benção deles e também teria o apoio das esferas estadual e federal em prol da cidade.
O ministro, aliás, esteve em Fortaleza em várias oportunidades no segundo turno, até para aproveitar sua popularidade na cidade. Ex-governador e senador eleito em 2022, Camilo Santana carrega uma imagem positiva sobre o eleitorado na capital cearense. De acordo com pesquisa da AtlasIntel*, divulgada na véspera do segundo turno, ele aparecia com uma imagem positiva por parte de 57% dos entrevistados.
“Nosso time é o time do amor e quem ama Fortaleza sabe que o Evandro é quem pode fazer mais pelos fortalezenses”, declarou Santana no sábado anterior à votação. “Evandro é meu candidato. Se você votou em mim, vote Evandro 13”, pediu em suas redes sociais.
Foi na véspera também que o presidente Lula deu o último recado ao eleitor da capital do Ceará. “O Evandro está preparado, tem o apoio do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana, e encontrará no governo federal uma gestão parceira para construir projetos para melhorar a vida do povo”, escreveu nas redes sociais.
Na festa da vitória neste domingo, Santana marcou presença no palco, ao lado de Leitão. “Eu queria agradecer a Deus, ao povo de Fortaleza e dizer que o que eu puder fazer para o Evandro ser o melhor prefeito da cidade, eu farei”, discursou após rezar um “Pai Nosso” e uma “Ave Maria” junto com os presentes no comitê da campanha.
Fernandes se distanciou do bolsonarismo para quase vencer a eleição em Fortaleza
Se de um lado o PT foi com toda a tropa para ajudar Leitão na eleição em Fortaleza, não aconteceu o mesmo com André Fernandes. Deputado federal dos mais alinhados ao bolsonarismo, ele não levou o ex-presidente para a campanha. Pelo contrário. Escondeu o quanto foi possível. Isso porque a figura de Bolsonaro não é das mais queridas em Fortaleza, como mostra a pesquisa já citada da AtlasIntel: 57% dos entrevistados têm uma imagem negativa do ex-presidente.
Bolsonaro só esteve em Fortaleza em agosto, antes mesmo do início do período oficial das eleições. Depois disso não apareceu mais. E para tentar vencer as eleições, Fernandes moderou seu discurso para tentar atrair o eleitor que rejeita Bolsonaro. Funcionou em boa medida, principalmente no primeiro turno.
Na parte final do pleito, porém, a campanha adversária fez o possível para colar o candidato do PL no ex-presidente, desidratando aos poucos a vantagem que fez para avançar ao segundo turno.
Ataques nas redes sociais
Além disso, um vídeo postado pelo deputado federal José Guimarães (PT) em suas redes, já na última semana do segundo turno, ganhou repercussão nacional. Na legenda, Guimarães escreveu "André Fernandes odeia as mulheres". No vídeo, Fernandes estaria menosprezando casos de feminicídio. “Tá, dane-se”, disse. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) determinou, inclusive, que o deputado do PT publicasse um direito de resposta em suas redes sociais.
O voto das mulheres, aliás, pode ter sido determinante para a vitória de Leitão. Tanto que ele reservou um espaço no seu discurso da vitória para agradecê-las. “Quero fazer um agradecimento muito especial, mas muito especial mesmo, a todas as mulheres de Fortaleza", disse. "Foi uma jornada muito pesada. Mas, com a força de Deus e Nossa Senhora do nosso lado, a gente chega aqui com uma grande vitória”, prosseguiu.
*Metodologia da pesquisa citada: 1.600 entrevistados pelo AtlasIntel entre os dias 20 a 25 de outubro de 2024. A pesquisa para a eleição em Fortaleza foi contratada pela Focus Comunicação e Mídia LTDA. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-08144/2024.
Perseguição a Van Hattem agrava ataque à imunidade parlamentar no Brasil
Mudança na composição da Câmara vira queda de braço entre bancadas e decisão pode ficar com TSE
STF e as decisões sobre vínculo dos trabalhadores de aplicativos; ouça o podcast
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deixe sua opinião