Adriana Accorsi é pré-candidata à prefeitura de Goiânia pelo PT nas eleições de 2024. Formada em Direito e delegada de polícia, foi deputada estadual e, atualmente, ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A aproximação com a política ocorreu através do pai, Darci Accorsi, professor, ex-prefeito de Goiânia e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Goiás. É um ensinamento do "seu Darci" que guia a trajetória política de Adriana: “Em nosso país, poucos têm muito e muitos têm muito pouco”. Veio daí a vontade de lutar por uma sociedade mais justa.
Natural de Itapuranga, interior de Goiás, participou do movimento estudantil durante a graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Depois, tornou-se especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais.
Foi a primeira mulher delegada-geral da Polícia Civil de Goiás com atuação em defesa das mulheres, crianças e por uma polícia mais humana. Adriana Accorsi ficou à frente da corporação entre 2012 e 2013. Consolidou a carreira como titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde permaneceu por mais de oito anos, entre 2003 e 2011, liderando investigações de casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens.
Foi, ainda, secretária municipal de Defesa Social de Goiânia, convidada pelo prefeito Paulo Garcia. Em 2014, foi eleita deputada estadual pelo PT e, em 2018, foi reeleita para o segundo mandato. No pleito de 2022, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados e foi eleita como a sexta deputada federal mais bem votada do estado de Goiás.
Deixe sua opinião