• Carregando...
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que confirmou apoio a sua pré-candidatura à prefeitura de Goiânia
Em evento do PL Estadual em Goiânia, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador e presidente do PL Goiás, Wilder Morais| Foto: Guilherme Honorato/PL Goiás

Em meio a disputas pelo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) foi confirmado pré-candidato à prefeitura de Goiás nas eleições 2024 e recebeu a "bênção" de Bolsonaro nesta quinta-feira (4). Em vídeo, Gayer aparece ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e de Bolsonaro.

Quando questionado por jornalistas se haveria alguma possibilidade de trocar a candidatura de Gayer pelo major Victor Hugo, vice-presidente do PL em Goiás, Bolsonaro negou. "Aqui não tem troca-troca, não", disse ele.

Gayer, por sua vez, também negou quando foi perguntado se ainda poderia sair como vice do pré-candidato apoiado pelo governador Caiado, Sandro Mabel, cuja filiação ao União Brasil foi confirmada na quarta-feira (3).

"Não tem possibilidade. Como o maior partido do Brasil hoje, o PL vai ter candidatura própria nas principais capitais do Brasil. Eu sou o candidato", disse ele. Em clima de descontração, os presentes ainda questionaram se a candidatura de Gayer teria a bênção de Bolsonaro. "Está abençoado, já", respondeu o ex-presidente.

O apoio de Bolsonaro era incerto diante da possível aliança da direita em torno do candidato de Caiado, aliado de Bolsonaro. Mas o PL preferiu uma candidatura própria, seguindo a estratégia de Valdemar Costa Neto para fortalecer a sigla.

Diferentemente do que ocorreu em São Paulo, onde o PL precisou ceder para a aliança em torno do prefeito Ricardo Nunes (MDB), em Goiânia o partido contava com o nome de Gayer, que foi eleito deputado com 200 mil votos. Sua relevância vem crescendo diante do apoio às pautas ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo sido, entre as centenas de personalidades presentes, um dos poucos a discursar no carro elétrico do ex-presidente no evento em seu apoio na avenida Paulista, no dia 25 de fevereiro.

As declarações foram feitas após o encontro estadual do PL na capital, promovido durante a manhã no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia pelo senador e presidente do PL Goiás, Wilder Morais.

Caiado reconhece força de Bolsonaro e Gayer quer fortalecer a direita

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recepcionou Bolsonaro e participou do encontro. Caiado tem se aproximado do ex-presidente e manifestou interesse em concorrer às eleições de 2026 caso Bolsonaro permaneça inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Embora Caiado afirme que as eleições ainda estão distantes, ele reconhece a importância de construir as condições necessárias para uma possível candidatura à presidência, de acordo com afirmação publicada pelo Diário de Goiás.

"É lógico que quem Bolsonaro puser a mão vai para o segundo turno, mas também é preciso construir condições para se estar apto e chegar lá"

Ronaldo Caiado, governador de Goiás

Gayer, por sua vez, falou sobre sua candidatura dentro de um plano de fortalecer a base conservadora no país. "Temos que formar as nossas bases e esse ano é verdadeiramente o início da consolidação da direita do Brasil", disse ele. "Está na hora de a gente fazer os nossos vereadores, os nossos prefeitos. Para que em 2026 a gente coloque quem na presidência?", questionou se referindo a Bolsonaro.

Lideranças políticas e pré-candidatos a prefeito e vereadores do PL e de partidos aliados de todas as regiões de Goiás compareceram ao evento. Entre os itens elencados para o encontro do PL Goiás estavam discutir pautas relevantes do partido e do estado, consolidar o relacionamento com os parlamentares para alinhar estratégias e oferecer informações jurídicas e contábeis por meio de palestras visando instruir sobre as eleições municipais de 2024.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]