A três semanas para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, em 6 de outubro, uma nova rodada de pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos dias aponta um cenário indefinido sobre quem deve avançar ao segundo turno na disputa pela prefeitura de São Paulo. Apesar de mostrarem cenários semelhantes, os institutos AtlasIntel, Datafolha, Paraná Pesquisas e Quaest divergem em alguns aspectos, embaralhando a sequência dos postulantes ao cargo de prefeito da maior cidade do Brasil.
Na capital paulista, os candidatos Guilherme Boulos (Psol), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB), não necessariamente nesta ordem, consolidaram vantagem para o segundo pelotão, formado por Tabata Amaral (PSB) e Datena (PSDB), que encontram dificuldades para avançar e entrar na briga com o trio. Ao mesmo tempo, ninguém dos três conseguiu desgarrar na liderança isolada, fora da margem de erro.
Os institutos de pesquisa coletaram as entrevistas com os eleitores paulistanos entre 5 e 12 de setembro, período logo após o início da propaganda eleitoral gratuita, em 30 de agosto. Com os candidatos aparecendo na televisão — ou não, no caso de Marçal, que não tem tempo de TV —, os levantamentos dão sinais de que a campanha pode ter começado a mudar.
*As metodologias das pesquisas citadas na sequência estão ao fim deste texto.
O que dizem as pesquisas no primeiro turno em São Paulo
O Datafolha, por exemplo, apontou na quinta-feira (12) um crescimento do atual prefeito. Nunes saiu de 22% na rodada anterior para 27% na série atual, abrindo 9 pontos percentuais para o terceiro colocado Marçal, que somou 19% — a liderança é dividida tecnicamente com Boulos, que tem 25%, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa do Datafolha é a única que deixa, por enquanto, Marçal fora do segundo turno. A Quaest e o Paraná Pesquisas mostram um empate técnico triplo, com Nunes numericamente à frente, mas com Boulos e Marçal invertidos. A pesquisa da Quaest, divulgada na quarta-feira (11), coloca Nunes com 24%, Marçal com 23% e Boulos com 21% — o atual prefeito subiu 5 pontos percentuais, o ex-coach avançou 4 pontos e Boulos oscilou 1 ponto para baixo.
Já o Paraná Pesquisas, nesta sexta-feira (13), aponta Nunes com 25,1%, Boulos com 24,7% e Marçal com 21% — nesse caso a variação dos candidatos em relação ao levantamento anterior ocorreu dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais.
A pesquisa do Datafolha é a única que deixa, por enquanto, Marçal fora do segundo turno.
A AtlasIntel, por outro lado, apresenta um cenário diferente, com Nunes fora do segundo turno. Divulgada na quarta (11), a pesquisa foi a que começou a coleta mais cedo, no dia 5 de setembro — as demais iniciaram a partir do dia 8 de setembro. Pelos dados da AtlasIntel, Boulos e Marçal têm 28% e 24,4% das intenções de voto, respectivamente, empatados dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. Nunes, em compensação, tem 20,1%, distante quase 8 pontos percentuais do psolista.
Cenários de segundo turno dão vantagem a Nunes
No caso de Ricardo Nunes avançar para o segundo turno, os institutos de pesquisas detectaram vantagem significativa para ele permanecer despachando no Edifício Matarazzo, seja contra Guilherme Boulos ou contra Pablo Marçal. O que muda é o tamanho dessa vantagem.
O Datafolha, que detectou crescimento do atual prefeito, dá a ele uma vantagem de 32 pontos percentuais contra Marçal em um eventual segundo round: 59% a 27%. O Paraná Pesquisas dá 51,4% para Nunes e 27,3% para o ex-coach — a diferença é de 24,1 pontos percentuais.
A distância apontada pela Quaest é um pouco menor, de 20 pontos percentuais, dando 50% para Nunes e 30% para Marçal. A AtlasIntel é o instituto que dá a menor vantagem para Nunes: 19 pontos percentuais. Nesse caso, o emedebista tem 48,2% e Marçal vai a 29,2%.
No cenário contra Boulos, o atual prefeito também seria eleito, de acordo com as pesquisas divulgadas nesta semana. Nesse confronto, o Paraná Pesquisas dá a maior distância: 17,5 pontos percentuais, sendo 51,1% para Nunes e 33,6% para Boulos. O Datafolha e a Quaest mostram uma vantagem de 15 pontos percentuais para o atual prefeito: 53% a 38% no Datafolha e 48% a 33% na Quaest. A menor diferença, assim como no cenário contra Marçal, foi apontada pela AtlasIntel: 45,7% contra 38,5%, uma distância de 7,2 pontos percentuais.
Quando um eventual segundo turno opõe Boulos e Marçal, a disputa é mais acirrada, mesmo quando há uma liderança fora da margem de erro. São os casos do Datafolha e do Paraná Pesquisas, que colocam o psolista na dianteira.
No Datafolha, Boulos tem 47% e Marçal soma 38% — a diferença é de 9 pontos percentuais. Já o Paraná Pesquisas dá uma vantagem de 6,1 pontos percentuais para Boulos, que tem 43,3%, contra 37,2% de Marçal. A disputa fica empatada tecnicamente nas pesquisas da Quaest (1 ponto percentual de diferença) e da AtlasIntel (0,9 ponto). A primeira deixa Boulos numericamente à frente com 40%, contra 39% de Marçal, e a segunda aponta 44,1% para o psolista e 43,2% para o candidato do PRTB.
*Metodologias das pesquisas citadas
Metodologia AtlasIntel 21/8: 1.803 pessoas entrevistadas pelos pesquisadores entre os dias 15 e 20 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pelo AtlasIntel. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº SP-02504/2024.
Metodologia AtlasIntel 11/9: 2.200 entrevistados entre os dias 5 e 10 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-01125/2024.
Metodologia Quaest 28/8: 1.200 entrevistados pela Quaest em São Paulo entre os dias 25 e 27 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-08379/2024.
Metodologia Quaest 11/9: 1.200 entrevistados pela Quaest entre os dias 8 e 10 de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-09089/2024.
Metodologia Datafolha 5/9: 1.204 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 3 e 4 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-03608/2024.
Metodologia Datafolha 12/9: 1.204 entrevistados pela Datafolha entre os dias 10 e 12 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-07978/2024.
Metodologia Paraná Pesquisas 6/9: 1.500 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 2 e 5 de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2,6 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-03775/2024.
Metodologia Paraná Pesquisas 13/9: 1.500 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2,6 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-00319/2024.
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