
Ouça este conteúdo
O ex-prefeito de Maceió João Henrique Caldas (PSDB) foi eleito governador de Alagoas no primeiro turno das eleições 2026. Na votação deste domingo (4), com 100% das seções eleitorais totalizadas, JHC obteve 52,20% dos votos válidos (892.484 votos), superando a marca necessária para liquidar a disputa na primeira etapa.
O segundo colocado na disputa foi Renan Filho (MDB), que registrou 47,37% dos votos válidos (809.796 votos). Em seguida, vieram Lenilda Luna (UP), com 0,38% (6.454 votos), e Márcio Jambo (Democrata), com 0,05% (880 votos).
Os votos brancos foram 2,91% (56.303 votos), enquanto os votos nulos somaram 8,78% (169.903 votos). O nível de abstenção foi de 20,64% (503.370 votos), compareceram no pleito 79,36% dos eleitores (1.935.820 votos).
A disputa do primeiro turno colocou frente à frente dois herdeiros de tradicionais clãs da política alagoana. O ex-prefeito de Maceió JHC é filho do presidente do Democracia Cristã, João Caldas, e da senadora Eudócia Caldas (PSDB-AL), que pretendia disputar a reeleição, mas deixou a disputa por falta de espaço.
Ex-governador de Alagoas, Renan Filho foi eleito senador em 2022, mas nos últimos anos foi ministro dos Transportes do governo Lula. Ele é filho do senador Renan Calheiros (MDB), antigo aliado do presidente petista.
JHC rompeu com o PL e definiu candidatura ao governo de Alagoas após atrito com Arthur Lira
Reeleito à prefeitura de Maceió com 83% dos votos válidos em 2024, JHC deixou o Executivo municipal apostando na alta aprovação na capital para concorrer ao governo alagoano. Há dois anos, o jovem político era cotado para a disputa como um dos principais nomes do PL para renovação do quadro político.
No entanto, JHC entrou em confronto com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, ao tomar a frente das articulações políticas. Costa Neto dissolveu a Executiva estadual da sigla em Alagoas, o que culminou na migração do então prefeito de Maceió para o PSDB, junto com a esposa Maria Candia (PSDB).
A ex-primeira-dama disputou a eleição ao Senado neste domingo, sendo que a decisão do casal tucano foi confirmada no último dia do registro das chapas para as eleições 2026. Nos bastidores, JHC cogitava a possibilidade de concorrer ao Senado, entrando em confronto direto com o antigo aliado Arthur Lira (PP), ex-presidente da Câmara dos Deputados que também disputou a eleição ao Senado.
Renan Filho teve projeção nacional como ministro do governo Lula
O candidato Renan Filho deixou o cargo de ministro dos Transportes no início de abril para atender a legislação eleitoral e voltar a disputar o cargo que ocupou entre 2015 e 2022. Eleito senador no último pleito, Renan Filho teve uma atuação discreta na Casa Alta. Logo no início de 2023, ele assumiu o ministério no governo federal após convite do presidente Lula.
A gestão de Renan Filho na pasta foi marcada pelo alto número de leilões rodoviários. No comando dele, o Ministério dos Transportes realizou 23 certames e outros 12 foram agendados para 2026 sob a gestão do novo ministro George Santoro. O programa de concessões prevê cerca de R$ 400 bilhões de investimentos privados nas rodovias brasileiras.
Na despedida do cargo, Renan Filho ressaltou a retomada dos leilões ferroviários no país com previsão de oito leilões para o ano, com investimentos de R$ 140 bilhões, conforme os contratos das concessões.






