Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2026

Favoritismo de Tarcísio vai “virar pó”, diz petista sobre candidatura de Haddad

Fernando Haddad
Deputado de ala mais radical vê que candidatura de ministro pode mexer no tabuleiro eleitoral de SP. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP), da ala mais radical do PT, afirmou que o favoritismo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), na disputa pela reeleição deve desaparecer com a possível candidatura do ministro Fernando Haddad, da Fazenda.

Ex-presidente nacional do PT, Falcão declarou que a vantagem do atual governador não se sustentará diante da presença do ministro na disputa.

“Com a candidatura do Haddad, o favoritismo do Tarcísio vai virar pó. Recordista em feminicídio, campeão em pedágios, inimigo da educação e sabotador da Sabesp, o governador terá como adversário um ministro competente, honesto e realizador”, afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo nesta segunda (9).

VEJA TAMBÉM:

Na avaliação do parlamentar, Haddad reuniria qualidades para enfrentar o atual chefe do Executivo paulista nas urnas, como um “ministro competente, honesto e realizador”.

A saída de Haddad do Ministério da Fazenda deve ocorrer na próxima semana, quando também é esperado o anúncio oficial da pré-candidatura. O ministro vinha resistindo à ideia e afirmava que deixaria o cargo apenas para coordenar a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas passou a admitir que a decisão final caberia ao presidente.

Enquanto isso, Tarcísio deve disputar a reeleição após Jair Bolsonaro (PL) indicar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu substituto em outra disputa eleitoral. Mesmo com a movimentação petista, o governador aparece na liderança das pesquisas de intenção de voto.

VEJA TAMBÉM:

Levantamento recente do instituto Datafolha indica vantagem de Tarcísio em um eventual segundo turno contra Haddad. A pesquisa mostra o governador com 52% das intenções de voto contra 37% do ministro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

O estudo ouviu 1.608 eleitores em 71 municípios do estado de São Paulo entre os dias 3 e 5 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-04136/2026.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.