Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Definição de chapa

Flávio Bolsonaro: escolha para disputa ao Planalto considerou dificuldade de substituir Tarcísio em SP

Senador revela linha de raciocínio que levou Bolsonaro a resistir a pressão de líderes de centro.
Senador revela linha de raciocínio que levou Bolsonaro a resistir a pressão de líderes de centro. (Foto: Rodrigo Costa/Agência Alesp)

Ouça este conteúdo

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que a decisão dele e de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua pré-candidatura à Presidência da República ocorreu por conta da previsão de um vácuo na direita em São Paulo, caso o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não pudesse concorrer à reeleição.

"A gente chegou à seguinte conclusão: olha, se o Tarcísio não vai para a reeleição em São Paulo, a gente vai ter dificuldade de escolher um homem que o substitua como governador", revelou o parlamentar, em entrevista ao podcast Inteligência Limitada concedida nesta segunda-feira (6).

Tarcísio era cotado por líderes como o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), como o melhor nome para concorrer ao Planalto. Eles defendiam que o ex-ministro teria um tom adequado para acenar ao mercado. Logo após o anúncio de sua pré-candidatura, Flávio se disse um "Bolsonaro mais centrado".

VEJA TAMBÉM:

A escolha por Flávio só não gerou mais desconforto porque o governador firmou sua posição em torno da busca por um novo mandato no Palácio dos Bandeirantes. O senador elogiou Tarcísio, dizendo que o republicano "fez um baita trabalho" no Executivo estadual e que "tem muita entrega para fazer ainda".

Durante a entrevista, Flávio ainda revelou que Tarcísio foi o primeiro a ser comunicado da decisão. Outra demanda das lideranças é prevista como possível de ser atendida: a escolha de uma mulher para ser pré-candidata a vice-presidente. "Tem muitas mulheres qualificadas que podem compor uma chapa", afirmou.

Enquanto Flávio enfrentará a campanha pela reeleição do presidente Lula (PT), em São Paulo o cenário será o exato oposto: o atual governador, de direita, enfrentará o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), que substituiu Lula nas eleições de 2018.

A definição dos vices apresenta um cenário trocado nos dois contextos: enquanto Flávio e Haddad, ambos candidatos a um primeiro mandato, ainda não definiram seus nomes, Lula já definiu que manterá o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), em sua chapa, ao mesmo tempo em que Tarcísio sinaliza que deve continuar com o vice-governador, Felício Ramuth (MDB).

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.