
Ouça este conteúdo
Três dias após classificar a candidatura à Presidência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como "página virada", o secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, classificou o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) como "o melhor candidato" ao Planalto. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (11), em entrevista ao Jornal da CBN.
"Sempre compreendi e continuo entendendo que o Tarcísio é o melhor candidato. Um ministro muito bem avaliado quando se avalia sua gestão como ministro e um governador que tem uma aprovação extraordinária e merecida", defendeu o secretário.
Líderes ligados ao Centrão, como Kassab e o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), defendiam que Tarcísio fosse o escolhido pelo ex-presidente para disputar as eleições de 2026 em seu nome. Bolsonaro, no entanto, escolheu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A escolha reforçou a posição de Tarcísio, que sempre alegou que disputaria a reeleição.
VEJA TAMBÉM:
Kassab vê na decisão de Bolsonaro uma "determinação clara" e "muito difícil" de ser alterada e, por isso, opina, reiterando a preferência pelo governador, que "as circunstâncias estão levando ele a não ser candidato."
O secretário ainda sinalizou positivamente à possibilidade de ser candidato a vice-governador de São Paulo, expressando que "seria um privilégio", mas que está "muito tranquilo em relação a essa questão". "Tenho certeza de que, no momento certo, o governador vai convidar os dirigentes partidários para uma conversa, para apresentar suas ideias, mas o PSD estará com o Tarcísio, independentemente de qualquer questão", completou.
O atual governador aparece liderando com vantagem nas pesquisas de intenção de voto. O cenário, a princípio, é favorável: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece como um nome competitivo contra Tarcísio, mas tem reiterado que não pretende concorrer, devendo focar na coordenação da campanha do presidente Lula (PT).




