
Ouça este conteúdo
A AtlasIntel divulgou nesta quinta-feira (10) uma pesquisa com as intenções de voto para governador de Roraima nas eleições de 2026.
O candidato do PL ao governo do estado, Arthur Henrique, lidera o cenário estimulado de primeiro turno com mais de 60% das intenções de voto.
Na simulação de segundo turno, Henrique também fica à frente do candidato Soldado Sampaio (Republicanos), por 61,7% a 33,2%.
Pesquisa para governador de Roraima em 2026
A AtlasIntel fez um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes) de primeiro turno.
Candidato do PL tem mais de 60% no cenário estimulado de primeiro turno
- Arthur Henrique (PL): 60,7%
- Soldado Sampaio (Republicanos): 32,4%
- Rosi Aires (PSOL): 2,2%
- Farah Mesquita (Solidariedade): 0,1%
- Clébio Genuíno (PCO): não pontuou
- Branco/Nulo: 4,1%
- Não sabe: 0,5%
Simulação de segundo turno para governador de Roraima
A AtlasIntel simulou um cenário de segundo turno.
Arthur Henrique X Soldado Sampaio
- Arthur Henrique (PL): 61,7%
- Soldado Sampaio (Republicanos): 33,2%
- Branco/Nulo: 4,3%
- Não sabe: 0,7%
Metodologia: 1.200 entrevistados pela AtlasIntel de 4 a 9 de setembro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº RR-07280/2026.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.







