
Ouça este conteúdo
O instituto AtlasIntel divulgou nesta quinta-feira (3) uma pesquisa que mostra como está a intenção de voto para o governo de São Paulo nas eleições 2026.
O governador e candidato à reeleição Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera as intenções de voto no primeiro turno, com 51,1%. O ex-ministro e candidato do PT, Fernando Haddad, aparece na sequência, com 39,9%.
Na simulação de segundo turno entre eles, Tarcísio mantém a vantagem e venceria o embate direto com mais de 10 pontos percentuais de diferença.
Pesquisa para governador de São Paulo em 2026
O AtlasIntel apresentou um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes).
Tarcísio passa de de 50% no cenário estimulado de primeiro turno
- Tarcísio (Republicanos): 51,1%
- Fernando Haddad (PT): 39,9%
- Carlos Machado (PCB): 1,3%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Vivian Mendes (UP): 1%
- Policial Edjane (Agir): 0,2%
- Branco/Nulo: 1,9%
- Não sabe: 3,6%
Pesquisa de segundo turno para governador de São Paulo
AtlasIntel simulou um cenário de segundo turno na disputa para o governo de São Paulo.
Tarcísio x Fernando Haddad
- Tarcísio (Republicanos): 53,2%
- Fernando Haddad (PT): 42,6%
- Branco/Nulo: 2,7%
- Não sabe: 1,5%
Metodologia: 1.810 entrevistados pelo instituto AtlasIntel em São Paulo, nos dias 26 a 31 de agosto de 2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Registro no TSE nº SP-06964/2026.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.








