Publicidade
Eleições 2026

Os números do Paraná Pesquisas para governador e senadores na Bahia

Ilustração feita pela Gazeta do Povo sobre pesquisa eleitoral nas Eleições 2026, com a bandeira da Bahia
Paraná Pesquisas entrevistou 1.500 eleitores da Bahia. (Foto: Infografia/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta-feira (1º) uma sondagem de intenções de voto para governador da Bahia nas eleições de 2026. O instituto também ouviu a opinião dos eleitores sobre as duas vagas do estado para o Senado.

ACM Neto (União Brasil) lidera o cenário estimulado de primeiro turno com 11,7 pontos percentuais de vantagem para Jerônimo Rodrigues (PT). O instituto ainda perguntou aos entrevistados sobre a avaliação e a aprovação da atual gestão de Jerônimo Rodrigues no governo da Bahia.

Para o Senado, Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT) são os mais citados para as duas cadeiras no cenário estimulado.

Pesquisa para governador da Bahia em 2026

O Paraná Pesquisas fez pesquisa espontânea (quando os nomes não são apresentados previamente) e um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes dos políticos para escolha do eleitor).

ACM Neto aparece à frente, mas 46,5% dos eleitores responde que ainda não sabe em quem votar

  • ACM Neto (União Brasil): 26,1%
  • Jerônimo Rodrigues (PT): 19,3%
  • Rui Costa (PT): 0,9%
  • Ronaldo Mansur (PSOL): 0,1%
  • Outros: 0,8%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 6,3%
  • Não sabe/Não opinou: 46,5%

No cenário estimulado, ACM Neto está na liderança

  • ACM Neto (União Brasil): 49,2%
  • Jerônimo Rodrigues (PT): 37,5%
  • Ronaldo Mansur (PSOL): 1,9%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 6,9%
  • Não sabe/Não opinou: 4,5%

Rejeição para governador da Bahia

A pesquisa eleitoral perguntou aos entrevistados em quem não votariam de jeito nenhum para governador da Bahia. O resultado foi:

  • Jerônimo Rodrigues (PT): 38,5%
  • ACM Neto (União Brasil): 26,9%
  • Ronaldo Mansur (PSOL): 26,5%
  • Poderia votar em todos: 12,9%
  • Não sabe/Não opinou: 7,3%

Pesquisa de avaliação e aprovação do governador da Bahia

O Paraná Pesquisas quis saber dos eleitores o que pensam sobre a administração do governador Jerônimo Rodrigues.

Avaliação

  • Ótimo: 12,4%
  • Bom: 24,7%
  • Regular: 24,9%
  • Ruim: 8,0%
  • Péssimo: 28,1%
  • Não sabe/Não opinou: 1,9%

Aprovação

  • Aprova: 52,0%
  • Desaprova: 45,1%
  • Não sabe/Não opinou: 2,9%

Pesquisa para o Senado pela Bahia em 2026

Para o Senado, o Paraná Pesquisas fez um cenário espontâneo e um cenário estimulado. O resultado do cenário estimulado é o consolidado do primeiro e segundo votos. Neste ano, o eleitor brasileiro votará em dois nomes para o Senado.

Na pesquisa eleitoral espontânea, maioria ainda não sabe em quem votar para o Senado na Bahia

  • Rui Costa (PT): 5,7%
  • Jaques Wagner (PT): 4,3%
  • João Roma (PL): 3,7%
  • Angelo Coronel (Republicanos): 1,9%
  • Otto Alencar: 0,3%
  • Delliana Ricelli (PSOL): 0,1%
  • Marcelo Santtana (DC): 0,1%
  • Outros nomes citados: 0,5%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 6%
  • Não sabe/Não opinou: 77,3%

No cenário estimulado, Rui Costa e Jaques Wagner estão na frente

  • Rui Costa (PT): 50,6%
  • Jaques Wagner (PT): 36,7%
  • João Roma (PL): 23,2%
  • Angelo Coronel (Republicanos): 22,4%
  • Marcelo Santtana (DC): 5,3%
  • Delliana Ricelli (PSOL): 3,9%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 14,9%
  • Não sabe/Não opinou: 6,1%

Rejeição para senador pela Bahia

A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem não votariam de jeito nenhum para o Senado.

  • Jaques Wagner (PT): 30,7%
  • Rui Costa (PT): 23,5%
  • Angelo Coronel (Republicanos): 22,3%
  • João Roma (PL): 20,7%
  • Delliana Ricelli (PSOL): 15,0%
  • Marcelo Santtana (DC): 14,5%
  • Poderia votar em todos: 15,2%
  • Não sabe/Não opinou: 13%

Metodologia da pesquisa eleitoral na Bahia: 1.500 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 27 e 30 de junho de 2026. A pesquisa foi contratada pela SR2 Comunicação Ltda/Bahia Notícias. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2,6 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº BA-04848/2026.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.