
Ouça este conteúdo
O Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (6) uma sondagem de intenções de voto para governador de Goiás nas eleições de 2026. O instituto também ouviu os entrevistados sobre a disputa para o Senado no estado.
Daniel Vilela (MDB) lidera o cenário estimulado de primeiro turno com quase 20 pontos percentuais de vantagem para Marconi Perillo (PSDB).
Na disputa para o Senado, Gracinha Caiado (União Brasil) é a mais citada, com a segunda cadeira indefinida.
Pesquisa para o governo de Goiás em 2026
O Paraná Pesquisas fez pesquisa espontânea (quando os nomes não são apresentados) e um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes).
Na pesquisa espontânea, maioria ainda não sabe em quem votar
- Daniel Vilela (MDB): 14,8%
- Marconi Perillo (PSDB): 7,0%
- Ronaldo Caiado (PSD)*: 3,2%
- Wilder Morais (PL): 2,8%
- Luis Cesar Bueno (PT): 0,4%
- Telêmaco Brandão (Novo): 0,1%
- Outros nomes citados: 0,5%
- Ninguém/Branco/Nulo: 5,9%
- Não sabe/Não opinou: 65,3%
*Ronaldo Caiado estava no segundo mandato de governador e não poderia tentar reeleição. Ele é pré-candidato a presidente.
Daniel Vilela lidera cenário estimulado
- Daniel Vilela (MDB): 44,4%
- Marconi Perillo (PSDB): 25,4%
- Wilder Morais (PL): 11,5%
- Luis Cesar Bueno (PT): 3,3%
- Telêmaco Brandão (Novo): 1,1%
- Nenhum/Branco/Nulo: 8,8%
- Não sabe/Não opinou: 5,5%
Pesquisa para o Senado por Goiás em 2026
Para o Senado, o Paraná Pesquisas fez pesquisa espontânea (quando os nomes não são apresentados) e um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes). O resultado do cenário estimulado é o consolidado do primeiro e do segundo votos.
Maioria não decidiu voto para senador na pesquisa espontânea
- Gustavo Gayer (PL): 4,4%
- Gracinha Caiado (União Brasil): 4,3%
- Vanderlan Cardoso (PSD): 2,2%
- Zacarias Calil (MDB): 1,2%
- Delegado Humberto Teófilo (Novo): 0,4%
- Cíntia Dias (PSOL): 0,2%
- Gustavo Medanha (PRD): 0,2%
- Oséias Varão (PL): 0,2%
- Professor Marcelo Moreira (PSOL): 0,2%
- Humberto Chaves (PSOL): 0,1%
- Iure Castro (Cidadania): 0,1%
- Outros nomes citados: 0,8%
- Ninguém/Branco/Nulo: 6,5%
- Não sabe/Não opinou: 79,4%
Gracinha Caiado é a mais citada no cenário estimulado, com indecisão para segunda vaga
- Gracinha Caiado (União Brasil): 35,1%
- Vanderlan Cardoso (PSD): 25,8%
- Gustavo Gayer (PL): 21,2%
- Zacarias Calil (MDB): 19,8%
- Gustavo Medanha (PRD): 15,5%
- Delegado Humberto Teófilo (Novo): 13,4%
- Professor Marcelo Moreira (PSOL): 6,6%
- Cíntia Dias (PSOL): 6,2%
- Humberto Chaves (PSOL): 3,3%
- Oséias Varão (PL): 2,1%
- Iure Castro (Cidadania): 1,5%
- Nenhum/Branco/Nulo: 9,8%
- Não sabe/Não opinou: 6,2%
Metodologia: 1.300 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 3 e 5 de julho de 2026. A pesquisa foi contratada pela GSTV Goiás Comunicação Ltda. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº GO-01366/2026.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
VEJA TAMBÉM:








