Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2026

Real Time Big Data divulga pesquisa para governador e senador pelo Amapá; veja os números

Ilustração feita pela Gazeta do Povo sobre pesquisa eleitoral nas Eleições 2026, com o nome do estado do Amapá e a bandeira do Amapá.
Real Time Big Data entrevistou 2000 eleitores no Amapá. (Foto: Infografia/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O instituto Real Time Big Data divulgou nesta terça-feira (10) uma pesquisa que mostra como está a intenção de voto para o governo do estado no Amapá nas eleições de 2026. O levantamento mostra que o prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), lidera as intenções de voto para a disputa a governador.

Entre os eleitores entrevistados pela sondagem eleitoral, 44% indicaram estar convictos no voto para Dr. Furlan, com 30% que consideram a possibilidade de votar nele, enquanto outros 18% rejeitam o nome dele para o cargo em disputa. Em relação a Clécio Luís (União Brasil), 18% respondem que votariam nele com certeza. Por sua vez, 29% dos eleitores consideram o pré-candidato como possível escolha e 48% não o escolheriam.

O Real Time Big Data também ouviu a opinião dos eleitores sobre a disputa para o Senado Federal pelo Amapá. Os eleitores do estado escolherão representantes para duas cadeiras do Senado na votação de outubro. Rayssa Furlan (Podemos) e Randolfe Rodrigues (PT) foram os mais citados.

Pesquisa para o governo do Amapá em 2026

O instituto Real Time Big Data apresentou um quadro de pesquisa espontânea (quando a pergunta é aberta, sem apresentação prévia de nomes) e um cenário estimulado (quando o eleitor recebe uma lista com os nomes dos políticos para escolha).

Dr. Furlan lidera no cenário espontâneo

Quando a pergunta é "Se a eleição fosse hoje, em quem o senhor votaria para governador do Amapá?", a resposta foi distribuída da seguinte forma entre os entrevistados:

  • Dr. Furlan (MDB): 30%
  • Clécio Luís (União Brasil): 15%
  • Outro: 2%
  • Nulo/Branco: 10%
  • Não sabe: 43%

No cenário estimulado, Dr. Furlan mantém a preferência do eleitor

  • Dr. Furlan (MDB): 66%
  • Clécio Luís (União Brasil): 29%
  • Nulo/Branco: 3%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Pesquisa para senador pelo Amapá em 2026

O instituto Real Time Big Data apresentou resultados da pesquisa sobre a intenção de voto do eleitor do Amapá para as duas cadeiras em disputa ao Senado pelo estado em 2026. Os resultados abaixo apresentam o consolidado do primeiro e do segundo votos indicados, e reduzidos para 100%.

Rayssa Furlan se destaca entre os cinco nomes sugeridos

  • Rayssa Furlan (Podemos): 33%
  • Randolfe Rodrigues (PT): 20%
  • Lucas Barreto (PSD): 14%
  • Waldez Goes (PDT): 8%
  • Acácio Favacho (MDB): 6%
  • Nulo/Branco: 6%
  • Não sabe/Não respondeu: 13%

Metodologia: 2.000 entrevistados pelo instituto Real Time Big Data no Amapá, entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Real Time Midia Ltda. Registro no TSE nº AP-07630/2026.

VEJA TAMBÉM:

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.