
Ouça este conteúdo
Apuração em andamento
A Quaest divulgou nesta quarta-feira (14) sua primeira pesquisa com as intenções de voto para presidente da República no segundo turno das eleições de 2026. Flávio Bolsonaro (PL) soma 46% e Lula (PT) tem 44%. O resultado configura empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais.
Na última pesquisa Quaest antes do 1º turno, publicada na véspera da votação (3 de outubro), Flávio aparecia com 46% das intenções de votos válidos e Lula registrava 45%, com margem de erro de 2 pontos percentuais. Nas urnas, Flávio recebeu 47,03% dos votos válidos; Lula 45,16%.
Pesquisa Quaest de 2º turno para presidente da República em 2026
A Quaest fez uma pesquisa espontânea (quando não são mostrados os nomes dos candidatos) e um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes) de segundo turno.
Pesquisa espontânea
- Flávio Bolsonaro (PL): 43%
- Lula (PT): 42%
- Branco/nulo/não vai votar: 8%
- Indecisos: 7%
Cenário estimulado
- Flávio Bolsonaro (PL): 46%
- Lula (PT): 44%
- Branco/nulo/não vai votar: 9%
- Indecisos: 1%
Metodologia das pesquisas citadas:
- 2.154 entrevistados pela Quaest de 10 a 13 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Rede Globo. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº BR-08729/2026.
- 3.702 entrevistados pela Quaest de 2 a 3 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Editora Globo e pela Globo Comunicação e Participações S.A. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº BR-02197/2026.
VEJA TAMBÉM:
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.








