Publicidade
Eleições 2026

Os números da Real Time Big Data para governo e Senado no Distrito Federal

Ilustração feita pela Gazeta do Povo sobre pesquisa eleitoral nas Eleições 2026, com a bandeira do Distrito Federal.
Real Time Big Data ouviu 1.600 pessoas no Distrito Federal. (Foto: Infografia/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A nova pesquisa da Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (29) mostra como estão as intenções de voto para o governo e para senador pelo Distrito Federal nas eleições 2026.

A governadora Celina Leão (PP) lidera as intenções de voto no primeiro turno, com 52% dos votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos. O candidato do PT, Leandro Grass, tem 29% das intenções de voto.

Na simulação de segundo turno entre ambos, Celina venceria com 62%, contra 38% de Grass.

Já na disputa pelas duas cadeiras ao Senado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro lidera com 27%. A disputa pela segunda cadeira traz empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais entre três candidatas: Bia Kicis (PL) e Leila do Vôlei (PDT), ambas com 18%, e Erika Kokai (PT), com 16%.

Pesquisa para o governo do Distrito Federal em 2026

O levantamento apresentou um cenário espontâneo (quando os nomes dos concorrentes não são apresentados previamente) e um cenário estimulado (quando os nomes são mostrados para escolha do eleitor) de primeiro turno. O resultado do cenário estimulado está em votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.

Em cenário espontâneo, 42% não sabem em quem votar

  • Celina Leão (PP): 27%
  • Leandro Grass (PT): 13%
  • Arruda (PSD): 3%
  • Paula Belmonte (PSDB): 2% 
  • Cappelli (PSB): 1%
  • Outros: 3%
  • Nulo/Branco: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 42%

Celina Leão lidera cenário estimulado com mais de 50% dos votos válidos

  • Celina Leão (PP): 52%
  • Leandro Grass (PT): 29%
  • Paula Belmonte (PSDB): 12% 
  • Cappelli (PSB): 4%
  • Kiko Caputo (Novo): 1%
  • Outros: 2%

Segundo turno para o governo do Distrito Federal

O Real Time Big Data simulou um cenário de segundo turno.

Celina Leão x Leandro Grass

  • Celina Leão (PP): 62%
  • Leandro Grass (PT): 38%

Pesquisa para o Senado do DF em 2026

O Real Time Big Data apresentou um cenário estimulado para o Senado, no qual os entrevistados citaram o primeiro e o segundo votos. O resultado abaixo é o consolidado dos votos reduzido para 100%.

Michelle Bolsonaro lidera cenário estimulado para o Senado; segunda cadeira fica em aberto

  • Michelle Bolsonaro (PL): 27%
  • Bia Kicis (PL): 18%
  • Leila do Vôlei (PDT): 18%
  • Erika Kokay (PT): 16%
  • Sebastião Coelho (Novo): 11%
  • Ronaldo Fonseca (PSD): 1%
  • Guto Felício dos Santos (PSDB): 1%
  • Nulo/Branco: 4%
  • Não sabe/Não respondeu: 4%

*Os candidatos Professor Guilherme Amorim (UP), Zanata (PSTU), Tiago (Agir), Marley (Avante) e David Horn (PCO) não pontuaram.

Metodologia: A Real Time Big Data entrevistou 1.600 pessoas no Distrito Federal de 24 a 28 de setembro. A pesquisa foi contratada pela Sociedade de Radio Brasilia LTDA. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-04637/2026. 

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.