
Ouça este conteúdo
O Real Time Big Data divulgou nesta terça-feira (4) uma pesquisa de intenções de voto para governador do Pará nas eleições de 2026. O instituto também ouviu os entrevistados sobre a disputa para o Senado no estado.
Hana Ghassan (MDB) tem 31% das intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno, 2 pontos percentuais à frente de Dr. Daniel Santos (Podemos). A distância, porém, configura empate técnico entre os dois.
Na simulação de segundo turno, a vantagem numérica se inverte e Dr. Daniel Santos fica 2 pontos percentuais na frente, novamente com empate técnico.
Para o Senado, Helder Barbalho (MDB) é o mais citado e tem boa vantagem para o segundo pelotão que briga pela outra vaga.
Pesquisa para governador do Pará em 2026
O Real Time Big Data fez pesquisa espontânea (quando os nomes não são apresentados) e um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes).
Na pesquisa espontânea, 60% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar
- Dr. Daniel Santos (Podemos): 12%
- Hana Ghassan (MDB): 10%
- Helder Barbalho (MDB): 4%
- Delegado Éder Mauro (PL): 2%
- Mário Couto (DC): 1%
- Professora Araci Lemos (PSOL): 1%
- Outros: 2%
- Branco/Nulo: 8%
- Não sabe/Não respondeu: 60%
Hana Ghassan e Dr. Daniel Santos estão empatados tecnicamente no cenário estimulado
- Hana Ghassan (MDB): 31%
- Dr. Daniel Santos (Podemos): 29%
- Mário Couto (DC): 12%
- Professora Araci Lemos (PSOL): 4%
- Cleber Rabelo (PSTU): 1%
- Raquel Brício (UP): 0%
- Branco/Nulo: 7%
- Não sabe/Não respondeu: 16%
Segundo turno para governador do Pará
O Real Time Big Data simulou um cenário de segundo turno.
Dr. Daniel Santos x Hana Ghassan
- Dr. Daniel Santos (Podemos): 38%
- Hana Ghassan (MDB): 36%
- Branco/Nulo: 12%
- Não sabe/Não respondeu: 14%
Pesquisa para o Senado pelo Pará em 2026
Para o Senado, o Real Time Big Data apresentou um cenário estimulado para primeiro e segundo votos. Cada entrevistado escolheu dois nomes e o consolidado dos votos foi reduzido para 100%.
Helder Barbalho lidera e segunda cadeira fica indefinida
- Helder Barbalho (MDB): 40%
- Delegado Éder Mauro (PL): 16%
- Celso Sabino (PDT): 12%
- Zequinha Marinho (Podemos): 11%
- Chicão Melo (União Brasil): 10%
- Breno Guimarães (Novo): 1%
- Gizelle Freitas (PSOL): 1%
- Lívia Noronha (Solidariedade): 1%
- Gal Leite (UP): 0%
- Marcelino Conti de Souza (PSOL): 0%
- Branco/Nulo: 3%
- Não sabe/Não respondeu: 5%
Metodologia: 1.600 entrevistados pelo Real Time Big Data de 30 de julho a 3 de agosto de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº PA-08492/2026.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.







