
Ouça este conteúdo
A nova pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta quinta-feira (24), mostra como está a disputa para presidente da República nas eleições 2026.
Na pesquisa estimulada para o primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 41% das intenções de voto, contra 37% de Flávio Bolsonaro (PL). Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
Nos cenários de segundo turno testados pelo Real Time Big Data, Flávio Bolsonaro é o único adversário que aparece numericamente à frente de Lula, com 45% contra 44%, porém ainda dentro da margem de erro do levantamento.
Lula empata também nos eventuais confrontos diretos com Ronaldo Caiado (PSD) e Escritor Augusto Cury (Avante); o presidente venceria Renan Santos (Missão) e Romeu Zema (Novo).
Pesquisa para presidente da República em 2026
A pesquisa Real Time Big Data fez cenário espontâneo (quando os nomes não são apresentados previamente) e um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes dos concorrentes) de primeiro turno.
Lula lidera intenção de votos na pesquisa espontânea
- Lula (PT): 36%
- Flávio Bolsonaro (PL): 30%
- Augusto Cury (Avante): 4%
- Renan Santos (Missão): 4%
- Ronaldo Caiado (PSD): 2%
- Jair Bolsonaro (PL): 1%
- Pablo Marçal (PRTB): 1%
- Outros: 1%
- Branco/Nulo: 10%
- Não sabe/Não respondeu: 11%
Lula e Flávio Bolsonaro estão empatados tecnicamente na pesquisa estimulada
- Lula (PT): 41%
- Flávio Bolsonaro (PL): 37%
- Augusto Cury (Avante): 6%
- Renan Santos (Missão): 6%
- Ronaldo Caiado (PSD): 2%
- Romeu Zema (Novo): 1%
- Outros*: 1%
- Nulo/Branco: 3%
- Não sabe/Não respondeu: 3%
*Os candidatos Clariana Barão (DC), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara (UP), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Veterinário Wilson Grassi (Democrata) e Leonardo Avalanche (PRTB), somados, atingiram 1%.
Segundo turno para presidente da República
O Real Time Big Data simulou cinco cenários de segundo turno, todos com a presença de Lula.
Lula x Flávio Bolsonaro
- Flávio Bolsonaro (PL): 45%
- Lula (PT): 44%
- Nulo/Branco: 8%
- Não sabe/Não respondeu: 3%
Lula x Escritor Augusto Cury
- Lula (PT): 44%
- Escritor Augusto Cury (Avante): 43%
- Nulo/Branco: 8%
- Não sabe/Não respondeu: 5%
Lula x Renan Santos
- Lula (PT): 44%
- Renan Santos (Missão): 38%
- Nulo/Branco: 10%
- Não sabe/Não respondeu: 8%
Lula x Ronaldo Caiado
- Lula (PT): 44%
- Ronaldo Caiado (PSD): 44%
- Nulo/Branco: 8%
- Não sabe/Não respondeu: 4%
Lula x Romeu Zema
- Lula (PT): 45%
- Romeu Zema (Novo): 39%
- Nulo/Branco: 9%
- Não sabe/Não respondeu: 7%
Pesquisa mediu rejeição do eleitorado aos candidatos a presidente
Na pergunta que permitia múltipla resposta "em quais desses candidatos você não votaria", o resultado foi:
- Lula (PT): 50%
- Flávio Bolsonaro (PL): 49%
- Renan Santos (Missão): 42%
- Ronaldo Caiado (PSD): 38%
- Zema (Novo): 35%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 33%
- Escritor Augusto Cury (Avante): 31%
- Samara (UP): 28%
- Leonardo Avalanche (PRTB): 27%
- Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 27%
- Hertz Dias (PSTU): 26%
- Edmilson Costa (PCB): 24%
- Clariana Barão (DC): 23%
- Poderia votar em todos: 1%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Metodologia: A Real Time Big Data entrevistou 2.000 pessoas do dia 19 até 23 de setembro de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04202/2026.
VEJA TAMBÉM:
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.






