
Ouça este conteúdo
O PRTB anunciou nesta terça-feira (14) o presidente nacional da legenda, Leonardo Avalanche, como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A candidatura marca a primeira disputa eleitoral de Avalanche pelo Palácio do Planalto.
Em nota, o partido afirmou que se considera “o único partido conservador que, de fato, se mantém antissistema” e apresentou como principais bandeiras a redução de impostos e uma gestão baseada em critérios técnicos.
“Como presidente nacional, entendi que a hora exige alguém que não apenas conheça a máquina, mas que tenha a mão firme para articular, organizar e, acima de tudo, resgatar o sonho de cada brasileiro por um país próspero e justo”, declarou Avalanche durante o anúncio.
Ex-coordenador de Marçal, Avalanche enfrenta acusações
Empresário, Avalanche nasceu em Anápolis (GO) e assumiu a presidência nacional do PRTB em fevereiro de 2024. Segundo informações divulgadas pela própria sigla, ele é filho de pastor evangélico.
A escolha de Avalanche ocorre após a mudança de estratégia do partido para a disputa presidencial. Inicialmente, o PRTB planejava lançar o empresário Pablo Marçal, que teve a campanha municipal em São Paulo coordenada por Avalanche em 2024. No entanto, Marçal deixou a legenda e ingressou no União Brasil após decisões judiciais que resultaram em sua inelegibilidade.
A pré-candidatura também ocorre em meio a questionamentos envolvendo o presidente do PRTB. Em um áudio divulgado em reportagem da Folha de S. Paulo em 2024, Avalanche mencionou supostas relações com integrantes do crime organizado e afirmou ter sido responsável por liberar André do Rap, apontado como integrante do PCC.
Avalanche diz que acusações sobre PCC surgiram para prejudicar Marçal
Em nota enviada à Gazeta do Povo, o presidente nacional do PRTB, Leandro Avalanche, negou qualquer vínculo com organizações criminosas e classificou as acusações como falsas.
“Venho por meio desta negar veementemente qualquer ligação com o crime organizado ou com o PCC. Tais alegações são invenções, pura fake news criada durante a eleição de 2024 com o único objetivo de prejudicar a campanha de Pablo Marçal”, afirmou.
Avalanche também destacou sua trajetória pessoal e religiosa. “Minha trajetória é pautada por valores sólidos. Sou de origem cristã, filho de pastores, e fui criado em um ambiente evangélico desde o meu nascimento”, disse.
Além disso, o dirigente reforçou o posicionamento do partido na área de segurança pública e citou o responsável pela elaboração do plano nacional do PRTB para o setor.
“Reforço o nosso compromisso com a segurança pública. O coordenador do nosso plano de governo nacional para esta área é o Dr. Rodney Miranda, ex-delegado de Polícia Federal e ex-secretário de Segurança Pública de Goiás, um dos maiores nomes da área. Nosso slogan é claro: Tolerância zero contra a criminalidade”, declarou.




