Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo

PT pode ceder Senado em alguns estados em troca de apoio, diz Camilo Santana

Camilo Santana, ministro da Educação.
Camilo Santana, ministro da Educação. (Foto: Bruna Araújo/MEC)

Ouça este conteúdo

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o PT pode ceder espaço nas chapas ao Senado em prol do apoio ao presidente Lula (PT) e a governadores petistas que buscam a reeleição, caso do Ceará, governado por Elmano de Freitas.

"Nossos aliados colocam sempre para nós: 'Olha, nós já vamos votar em um candidato a presidente do PT, nós já vamos a votar em um candidato a governador do PT, nós queremos ter espaço na chapa de Senadores da República'. É uma discussão que nós estamos fazendo com os nossos partidos aliados, tem vários nomes bons, contanto que sejam senadores que vão dar sustentação a um futuro governo do presidente Lula, a um quarto mandato", revelou Camilo, em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (3).

No Ceará, a disputa pelas duas cadeiras inclui pré-candidatos como o ex-prefeito de Fortaleza , Roberto Cláudio (União), o deputado federal Júnior Mano (PSB), o deputado estadual Alcides Fernandes (PL) e o presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa.

VEJA TAMBÉM:

Ministro nega que substituirá Elmano em disputa contra Ciro Gomes

Camilo cravou que já se decidiu em não ser candidato a governador do Ceará. Mesmo assim, o petista diz que irá deixar o cargo para ajudar nas campanhas de Lula e Elmano. A saída está prevista para abril. Apesar de não haver vedação à participação de ministros em campanhas, Camilo usa o termo "desincompatibilizar", que diz respeito à saída de um cargo público para a disputa no pleito.

"Eu não serei candidato a governador, essa é a minha decisão. Trabalharei muito para que o projeto no Ceará não tenha descontinuidade e garantirmos a reeleição do governador Elmano. Essa é a minha decisão", afirmou.

A tática é a mesma do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que deixará o cargo de ministro, mas não será candidato ao governo de São Paulo. No caso de Haddad, porém, Lula tem insistido na candidatura, que enfrentaria o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No Ceará, é o PT quem busca a reeleição. Diferentemente de São Paulo, porém, as pesquisas não indicam vantagem do governador que busca um novo mandato. O pré-candidato mais competitivo contra Elmano é o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB). Camilo evitou citar nominalmente Ciro, mas disse que políticos de oposição no Ceará "fazem fake news, nos agridem todos os dias."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.