Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidenciáveis

Ratinho Junior descarta prévias no PSD e diz que candidato ao Planalto será definido em abril

Ratinho Junior descarta prévias no PSD e diz que candidato ao Planalto será definido em abril
Ratinho Junior, Eduardo Leite e Ronaldo Caiado disputam vaga de candidato à Presidência da República pelo PSD. (Foto: Jonathan Campos/AEN)

Ouça este conteúdo

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), descartou nesta quarta-feira (28) a possibilidade de prévias para decidir quem será o candidato à Presidência da República pelo partido de Gilberto Kassab. Segundo ele, a escolha será feita no início de abril em um processo interno.

A declaração ocorreu na esteira da filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao PSD. Caiado anunciou a mudança em um vídeo ao lado do paranaense e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Os três são pré-candidatos ao Planalto. Apesar disso, Ratinho afirmou que o escolhido contará com o apoio dos demais.

“Eu acho que vai ser muito simples, bem fácil, porque todos aqueles que podem vir a ser candidatos estão desarmados, porque a gente quer ajudar o Brasil, aquele que tiver maior capacidade de poder liderar esse processo […] vai ser tranquilamente aprovado e apoiado por todos os demais”, disse ao podcast Warren Política.

VEJA TAMBÉM:

Para Ratinho Junior, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputará a reeleição. “Ele tem o caráter de gratidão, de respeitar a história. Acho que o jogo é esse mesmo. Ele vai ser candidato à reeleição. Pode ser que, lá na frente, mude, mas acho muito difícil”, disse.

Tarcísio era apontado como o principal nome da direita para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano. No entanto, Bolsonaro optou pelo filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Em entrevista à GloboNews, também nesta quarta, o governador paranaense afirmou que Tarcísio será um "grande cabo eleitoral" para Flávio. Questionado se apoiará o senador em um eventual segundo turno, Ratinho Júnior disse considerar a união entre a centro-direita e a direitacomo um caminho “natural”.

Em novembro de 2025, Kassab — que é o atual secretário de Governo e Relações Institucionais do governo de São Paulo — chegou a dizer que se Tarcísio decidisse disputar o Planalto, Ratinho Júnior e Leite retirariam suas candidaturas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.