Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Formação técnica

RenovaBR abre seleção em curso que prepara lideranças para as eleições 2026

A formação do RenovaBR busca profissionalizar a preparação de pré-candidatos ao combinar conteúdo técnico, análise do eleitorado e discussão de políticas públicas em um ano pré-eleitoral.
A formação do RenovaBR busca profissionalizar a preparação de pré-candidatos ao combinar conteúdo técnico, análise do eleitorado e discussão de políticas públicas. (Foto: Giovanna Bovi/RenovaBR)

Ouça este conteúdo

A escola de formação política RenovaBR abriu inscrições para um novo processo seletivo voltado à capacitação de pessoas interessadas em disputar cargos eletivos nas eleições de 2026. O prazo para se candidatar vai até 22 de fevereiro e as aulas estão previstas para ocorrer entre março e junho, com encontros presenciais. O curso é gratuito.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Criada em 2018, a RenovaBR tem como proposta preparar lideranças com foco em ética, transparência, fortalecimento democrático e políticas públicas baseadas em dados e evidências. A formação reúne conteúdos sobre planejamento de campanha, comunicação digital, processo eleitoral e análise do comportamento do eleitorado brasileiro.

Segundo a organização, temas como segurança pública, combate à corrupção e meio ambiente ganham maior peso nesta edição. Os alunos também terão contato com estudos sobre opinião pública, em aula ministrada por Felipe Nunes, diretor do instituto Quaest, responsável pelo levantamento “Brasil no Espelho”. O programa inclui ainda mentorias individuais e acompanhamento de profissionais com experiência em campanhas eleitorais.

VEJA TAMBÉM:

RenovaBR aposta em formação técnica e renovação política

Para o diretor-executivo do RenovaBR, Rodrigo Cobra, o ciclo eleitoral de 2026 exige preparo técnico consistente de quem pretende disputar cargos públicos. “O ano de eleições gerais é um momento decisivo para as escolhas futuras do país. As eleições de 2026 demandam lideranças mais qualificadas, capazes de compreender os desafios reais da sociedade e de atuar com responsabilidade nas áreas que mais impactam a vida das pessoas”, afirma.

Desde a fundação, mais de 3,6 mil pessoas passaram pelos cursos da RenovaBR, com 440 eleitos. Entre os ex-alunos estão parlamentares como Tabata Amaral, Alessandro Vieira, Marcelo Calero, Joênia Wapichana e Pedro Aihara, além de nomes eleitos em 2022 e reeleitos no Congresso Nacional.

No Paraná, a atuação da RenovaBR resultou na formação de 21 vereadores, dois prefeitos, um vice-prefeito e um deputado estadual. Entre os vereadores estão Guilherme Kilter, Amália Tortato, João Bettega, Indiara Barbosa e Leonidas Dias.

Também foram formados prefeitos como Géri Dutra, em Pato Branco, e Rafael Moura, em Quedas do Iguaçu, além do vice-prefeito Henrique Mecabô, de Cascavel, e do deputado estadual Fábio Oliveira. O processo seletivo inclui análise de trajetória profissional e experiência prévia, envio de vídeo de apresentação e entrevistas.

Como novidade, os candidatos poderão acompanhar todas as etapas por meio de um portal digital que centraliza informações e permite monitorar o andamento da seleção. A proposta do RenovaBR é ampliar a presença de lideranças técnicas e conectadas aos desafios atuais da sociedade brasileira, em um ciclo eleitoral considerado decisivo para o futuro político do país. Informações sobre o processo seletivo e acesso à inscrição estão disponíveis online.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.