Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Jane Reis

Eduardo Paes anuncia pré-candidata a vice-governadora do MDB

Disputa pelo governo do Rio de Janeiro envolve aliança entre prefeito do PSD, cúpula do MDB e o governo Lula.
Disputa pelo governo do Rio de Janeiro envolve aliança entre prefeito do PSD, cúpula do MDB e o governo Lula. (Foto: Luciola Villela/CMRJ)

Ouça este conteúdo

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro e pré-candidato ao governo fluminense, Eduardo Paes (PSD), anunciou a advogada Jane Reis (MDB), irmã do ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ) Washington Reis (MDB), como a vice em sua chapa para as eleições de 2026.

O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (19), em um evento do diretório estadual do MDB no Rio de Janeiro, com a participação do presidente nacional da sigla, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), do ministro das Cidades, Jader Filho, e do prefeito de Maricá e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá.

Jane é presidente do MDB Mulher de Duque de Caxias e, em 2020, foi candidata a prefeita de Magé (RJ), obtendo o terceiro lugar, com 15 mil votos. Seu irmão foi secretário de Transportes do estado do Rio de Janeiro na gestão do governador Cláudio Castro (PL) e está inelegível por conta de uma condenação por crime ambiental.

VEJA TAMBÉM:

Paes explicou que a aliança "é uma demonstração da amplitude daquilo que a gente quer construir. As pessoas começaram a confundir, no Rio de Janeiro, política com associação para outros fins".

Ao tomar a palavra, a pré-candidata elogiou Paes, dizendo que o prefeito demonstrou "pulso firme" na administração pública. "Com essa minha história, esse legado político que construí ao lado da minha família em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que entro nesse projeto com muita força, com muita garra, com muita coragem para seguirmos e construirmos o melhor e maior governo do estado do Rio de Janeiro", complementou.

A chapa deve contar com o apoio do presidente Lula (PT). Ex-emedebista, o prefeito carioca envolveu-se em uma divergência com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em torno do aumento na quantidade máxima de passageiros permitidos no Aeroporto Santos Dumont. Após uma reunião entre Paes, Costa Filho e Lula, a pasta anunciou o recuo.

A disputa pelo Palácio Guanabara ainda deve incluir o secretário estadual de Cidades do Rio de Janeiro, Douglas Ruas (PL) e o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). A corrida pelas duas cadeiras do Senado inclui o atual governador do estado, Cláudio Castro (PL), a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), o ex-prefeito carioca Marcelo Crivella (Republicanos) e o deputado federal Lindbergh Farias (PT).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.